TVGolo.com - Novos Golos

24 de nov. de 2008

Tite fala pouco sobre derrota e projeta Sul-Americana

Pouco se falou sobre a derrota do Inter por 2 a 0 para o Fluminense na entrevista do técnico Tite. Assim que a partida terminou, os olhares colorados já estavam voltados para a decisão da Copa Sul-Americana, que começa na quarta-feira diante do Estudiantes.

Nas poucas palavras proferidas em relação ao jogo deste domingo, o treinador justificou a ausência do atacante Valter, inclusive, do banco de reservas.

"O Valter tem um grande potencial. Ele precisa se conscientizar de que é um atleta profissional. Ele precisa ser educado e sabe o porquê. Ele precisa ter um corretivo. Se não, não aprende. Não tem problema de cunho técnico em relação a ele", explicou o comandante colorado.

Sobre o torneio continental, Tite disse que pode criar variações na bola parada para surpreender o adversário. A conquista da competição pode dar uma vaga à Libertadores 2009. Isso dependerá de uma possível punição imposta aos clubes peruanos. A decisão ocorrerá nesta segunda-feira.

Independente do que for imposto pela Conmebol, Tite diz que irá muito motivado para os dois jogos diante dos argentinos. "Vou com o mesmo tesão. Posso falar por mim. É um título inédito. É uma situação importante para o clube, individualmente para os jogadores e para o meu currículo. A vontade é muito grande", comentou.

Renato Gaúcho: "milagre só o cara lá de cima faz"

Com a derrota por 2 a 1 em casa para o São Paulo, o Vasco não depende mais apenas de seus esforços para se livrar do rebaixamento. Os jogadores acreditam na salvação e o técnico Renato Gaúcho também. Mas o treinador desabafou, admitindo que a fragilidade do grupo tem feito a diferença na reta final do Brasileiro.

"Não podemos tapar o sol com a peneira. Cheguei para tentar salvar o Vasco e continuo acreditando que é possível. Mas milagre só o cara lá de cima faz. Corremos e lutamos mais, porém a qualidade técnica do São Paulo é superior à nossa e fez a diferença no fim. Quando a bola cai no pé é preciso saber o que fazer com ela", disse.

Usando metáforas, Renato deu um puxão de orelhas em seu time, o que mais perdeu nesse Brasileiro: são 19 derrotas em 36 jogos.

"Jogador de futebol tem a melhor vida do mundo: as melhores mulheres, carros, hotéis e fama. Mas, às quartas e domingos, há um pedaço de couro (a bola) que pode consagrar ou desempregar. Quando esse couro cai no pé o jogador, tem de saber o que fazer com ele", apontou.

Com relação ao jogo, Renato questionou a marcação da falta que originou o gol de Jorge Wagner e lamentou a falta de atenção no lance do gol de Hugo.

"Você dará as costas para seu filho de três anos no shopping? Não. Dentro de campo é preciso ter a mesma atenção com a bola. O futebol não perdoa. Um segundo de desatenção pode ser mortal", reclamou.

Embora alguns jogadores tenham deixado a desejar, como o atacante Leandro Amaral, vaiado pela torcida, Renato Gaúcho preferiu não criticar o grupo abertamente e reafirmou que não jogará a toalha.

"Não adianta esperar pelo tropeço de nossos adversários se não fizermos a nossa parte. Temos de pensar grande e buscar a vitória contra o Coritiba. Precisamos vencer lá para decidir na última rodada em São Januário, com apoio de nossa torcida", reiterou.

O treinador deu a receita para salvar o Vasco. "Mas já vi de tudo no futebol e ainda acredito. Só que, agora, tem que ser na base do coração. Não podemos nem pensar em empate", advertiu Renato, já que uma igualdade contra o Coritiba, no Couto Pereira, pode rebaixar o Vasco antes da última rodada.

Mesmo criticando o árbitro Leonardo Gaciba por não dar um suposto pênalti em Wagner Diniz, Renato reconheceu que o Vasco ficou devendo no aspecto emocional.

"Enfrentar o São Paulo aqui ou lá é sempre difícil. Eles tem um grupo que está junto há muito tempo. Já para a minha equipe cada jogo é um tormento psicológico porque, pela situação, temos sempre que fazer o resultado", comparou Renato, admitindo, como das últimas vezes, passar parte da madrugada desta segunda acordado.

Daniel cai oito posições, e Bellucci fecha a temporada como número um do Brasil

O gaúcho Marcos Daniel caiu oito posições no Ranking de Entradas desta segunda-feira e deixou o posto de número um do Brasil para Thomaz Bellucci. Com os descontos de pontos do challenger de Lima, de 2007, Daniel caiu para o 87º lugar, enquanto o tenista paulista, mesmo sem jogar, subiu cinco colocações, alcançando o 85º posto.

Em semana de decisão na Copa Davis (não vale pontos para o ranking) e sem torneios de grande porte em disputa, os dez primeiros lugares da tabela não sofreram alterações.

O Espanhol Rafael Nadal é o líder disparado, com 6.675 pontos, enquanto o suíço Roger Federer é o segundo, com 5.305. O sérvio Novak Djokovic (5.295), o britânico Andy Murray (3.720) e o russo Nikolay Davydenko (2.715) fecham o grupo dos cinco primeiros.

Confira o Ranking de Entradas:
.1. Rafael Nadal (ESP) - 6.675 pontos

.2. Roger Federer (SUI) - 5.305
.3. Novak Djokovic (SRB) - 5.295
.4. Andy Murray (GBR) - 3.720
.5. Nikolay Davydenko (RUS) - 2.715
.6. Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 2.050
.7. Gilles Simon (FRA) - 1.980
.8. Andy Roddick (USA) - 1.970
.9. Juan Martín del Potro (ARG) - 1.945
10. James Blake (USA) - 1.775
------------------------------------
85. Thomaz Bellucci (BRA) - 508
87. Marcos Daniel (BRA) - 498

Melhor do mundo em 2008, Harley busca parceiro e patrocínio para o ano de 2009

Procura-se jogador de vôlei para formar nova dupla na praia. Candidatos devem ter disposição, bom bloqueio e disponibilidade para viajar. Oferece-se a oportunidade de jogar ao lado do melhor atleta do planeta. Esta poderia ser a vaga dos sonhos anunciada pelo brasiliense Harley. Eleito o melhor do mundo em 2008, o atleta busca um parceiro para o próximo ano.


- O Pedro (Solberg, seu parceiro na conquista do Circuito Mundial de 2008), jogará ano que vem com o Pedro Cunha. Agora, preciso arrumar um time competitivo para estar entre os três melhores do mundo em 2009. Lá no fundo, a luz das Olimpíadas continua acesa – afirma o atleta, que deve escolher entre Benjamin, Alison ou Billy para a próxima temporada.

Foi justamente a vontade de brigar por uma vaga olímpica que encerrou uma dupla que chegou ao topo do mundo após apenas um ano e meio de parceria. Solberg, de 22 anos, busca em seu xará, de 25, um atleta com mais chances de chegar a Londres-2012. Harley terá 37 anos nos próximos Jogos, mas garante que o sonho olímpico não chegou ao fim.

- Este ano, disputamos a vaga até o final com Márcio e Fábio Luiz, mas não deu.
Quando voltei para casa, todo mundo só falava em Olimpíadas, até porque a minha esposa (Cris) estava lá. Eu me tranquei na casa da minha mãe. Com esse prêmio, ganhei mais motivação para tentar de novo. Apesar da idade, estou bem fisicamente.

Para disputar os Jogos, o brasiliense não descartaria, inclusive, seguir o exemplo de Cris, que competiu em Pequim representando a Geórgia.

- Eu teria que ficar parado dois anos, seria muito complicado. Mas não poderia descartar essa possibilidade se alguém oferecer alguma coisa muito boa. Muita gente julga ela por ter feito isso, mas, por trás, ninguém sabe as dificuldades que enfrentamos. É muito difícil conseguir espaço no Brasil, o mercado é muito competitivo - justifica.

Por enquanto, porém, os planos de Harley são mais imediatos. Além de encontrar um novo parceiro, o brasiliense tem outra batalha pela frente: conseguir um patrocinador.

- Vai ser mais uma luta, mas, com esse prêmio, vi que posso chegar aonde quiser se tiver um objetivo traçado - acredita.

Primeiro título com o Timão faz Dentinho sonhar com a Libertadores

Artilheiro do Corinthians na Série B ao lado de Herrera com 14 gols, o atacante Dentinho viveu um ano especial com a camisa do Timão. Torcedor do clube desde criança, o camisa 31 sofreu com o rebaixamento da equipe no ano passado, época em que se tornou profissional pelo time do Parque São Jorge. E embora muitos contestem, o jogador não deixou de comemorar o título da Segundona, sua primeira conquista pelo time principal. E ele quer mais.

- Não fiz nada ainda pelo Corinthians do que quero fazer. Quero dar mais títulos, a Libertadores. Tem muita caminhada para mim e muita alegria para a torcida. Fico aqui porque tenho contrato até 2012. É o meu time de coração – afirma o jovem atacante.

Apesar de ser um dos destaques da equipe na temporada, Dentinho não deixou de exaltar a participação do técnico Mano Menezes no grupo. De acordo com o novo xodó da torcida, o treinador foi o grande responsável pelo fortalecimento do grupo na campanha da Série B.

Felipão começa a enfrentar críticas por causa dos vacilos nos clássicos

O Chelsea vem causando certa desconfiança aos seus torcedores. Isso porque o time não consegue vencer jogos contra equipes importantes. Apesar da liderança no Campeonato Inglês e da boa classificação na fase de grupos da Liga dos Campeões, as primeiras críticas começaram a pintar. E Felipão terá uma semana pela frente.


Na próxima quarta-feira, o Chelsea vai encarar o Bordeaux, na França, pela Champions League, em um confronto que poderá classificar o time para as oitavas-de-final com uma rodada de antecipação. E no fim de semana, já pelo Campeonato Inglês, os Blues farão o clássico contra o Arsenal, em Stamford Bridge, quando, mais uma vez, terão a chance de vencer o primeiro dos confrontos contra um dos seus três maiores rivais (nesta temporada, o time empatou com Manchester United e perdeu para o Liverpool).

Atuar em casa seria uma vantagem para o time de Luiz Felipe Scolari nesse jogo, mas acontece que o Chelsea, sob o comando do brasileiro, ainda não vingou atuando diante dos seus torcedores. E tropeçou contra os times grandes que enfrentou (a exceção foi o triunfo sobre o Aston Villa, por 2 a 0, pela sétima rodada). Empatou com Tottenham, Manchester United e Newcastle e perdeu para o Liverpool, a primeira derrota do time em Stamford Bridge desde 2003.

O Chelsea disputou 21 pontos em seu estádio no Campeonato Inglês e conquistou apenas 12. O baixo aproveitamento de pouco mais de 57% desperta a dúvida nos torcedores (Manchester United tem 86,6%, Liverpool, 71% e Arsenal, 55%). Além do mais, foi diante dos próprios torcedores que o clube acabou eliminado da Copa da Liga da Inglaterra pelo pequeno Burnley, nas oitavas-de-final. Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os visitantes venceram por 5 a 4 nos pênaltis.

Criticado pela imprensa inglesa depois do empate em 0 a 0 com o Newcastle, sábado passado, Felipão defendeu a sua estratégia.

- Eu não quis mudar minha tática porque estávamos jogando bem. Tivemos 70% de posse de bola e chutamos dez bolas ao gol adversário. Quantas chances eles tiveram contra nós? Quantos chutes ao nosso gol? Zero.

F-1 pode definir novo treino classificatório em dezembro

A proposta de implementar um novo formato para os treinos classificatórios em 2009 pode ser aprovada no encontro da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que será realizada em dezembro.

A medida inclui um novo formato de sessões de treinos além de um prêmio em dinheiro para o pole position.

De acordo com o site F1-Live, sob o novo sistema, todos os carros terão de entrar no circuito com a mesma quantidade de combustível para uma etapa de 14 voltas, com a eliminação do monoposto mais lento ao final de cada volta.

Depois, os seis carros restantes retornariam aos boxes para trocar os pneus e reabastecer e então retornariam ao circuito para disputar a pole position.

A nova medida já foi discutida pela Associação de Equipes de Fórmula 1 (Fota) e agora precisa da aprovação da FIA para ser implementada na temporada 2009.

Verdasco bate Acasuso e Espanha conquista Davis

Com uma vitória de Fernando Verdasco sobre José Acasuso na tarde deste domingo, em Mar del Plata, a Espanha conquistou o título da Copa Davis ao superar a Argentina por 3 a 1.

Desta forma, a Espanha garante o tricampeonato da Copa Davis. O primeiro título veio em 2000, com um triunfo sobre a Austrália, em Barcelona. Quatro anos depois, o rival na decisão foi os Estados Unidos, em Sevilha.


Para vencer a competição pela terceira vez nos últimos oito anos, os espanhóis não contaram com sua principal estrela, o número 1 Rafael Nadal, que desfalcou a equipe em função de uma lesão.

No duelo que decidiu a final, Fernando Verdasco venceu por 3 sets a 2, com parciais de 6/3, 6/7, 4/6, 6/3 e 6/1. O confronto teve três horas e 56 minutos de duração. O quinto jogo da série final, que seria entre David Nalbandian e Feliciano López, não será realizado.

Verdasco começou bem a partida e não teve dificuldades para fechar o primeiro set com um 6/3. Empurrado pela torcida, Acasuso cresceu após o intervalo e contou com vários erros do adversário para levar o set ao tie break e empatar o duelo.

Já no terceiro set, Acasuso quebrou o saque do espanhol em três oportunidades e, com um ace, virou o placar. Entretanto, Verdasco cresceu na quarta parcial e voltou a ser superior no jogo. O espanhol chegou a abrir 5 games a 2, e fechou com um 6/3.

No intervalo do quarto para o quinto set, José Acasuso sentiu uma lesão no abdome. O argentino foi atendido pelos médicos, mas voltou ao jogo debilitado.

Sem encontrar grande resistência na parcial decisiva, o espanhol Fernando Verdasco, substituto de David Ferrer, venceu com facilidade e assegurou o triunfo para a equipe européia.

Série A > 36ª rodada

Palmeiras supera Ipatinga e volta ao G-4

O Palmeiras voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo. Dentro de casa, o time paulista retornou ao grupo dos classificados à Copa Libertadores após bater o Ipatinga por 2 a 0, em jogo válido pela 36ª rodada.

Sem chances de conquistar o título, o Palmeiras chega aos 64 pontos ganhos e assume o quarto lugar. O Ipatinga segue com apenas 34 pontos, na lanterna do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Em Salvador, o Palmeiras duela com o Vitória, enquanto o Ipatinga joga contra o Grêmio, em Minas Gerais.
O Palmeiras saiu na frente logo aos 13min de jogo. Evandro cobrou escanteio do lado esquerdo e Maurício desviou de cabeça. Kléber pegou a sobra e estufou as redes.

A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo quase fez o segundo dois minutos depois. Kléber invadiu a área pela direita, seguiu na jogada após empurrão de Gian e bateu cruzado, pela linha de fundo.

O segundo gol do time da casa saiu aos 36min da etapa inicial, após falta de Sílvio em cima de Alex Mineiro. Martinez bateu com força, Fernando deu rebote e Pierre completou.

Sem oferecer perigo ao Palmeiras, o Ipatinga ficou em situação ainda mais delicada a partir dos 12min do segundo tempo. Após chutar Kléber no chão, Leandro Salino recebeu o cartão vermelho e deixou seu time com um a menos.

Em superioridade numérica, o Palmeiras teve a chance de fazer o terceiro aos 24min da etapa complementar. Kléber recebeu de Evandro na cara do gol, mas parou na boa saída de Fernando.
A última boa oportunidade de marcar foi criada pelo Ipatinga, três minutos antes do final. Em boa jogada individual, Adeílson arrancou pelo meio, passou por dois e chutou por cima diante do goleiro Marcos.
São Paulo bate Vasco e pode ser tri na próxima rodada

O São Paulo pode conquistar seu terceiro título brasileiro consecutivo na próxima rodada. Na tarde deste domingo, o time tricolor bateu o Vasco por 2 a 1, em São Januário, e ficou mais perto da sexta taça nacional de sua história. De quebra, assegurou uma vaga na Copa Libertadores e deixou o rival carioca mais perto da Série B.

Assim, o São Paulo chega aos 71 pontos e aumenta sua vantagem em relação ao Grêmio, vice-líder com 66 pontos. Com um triunfo sobre o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, o time tricolor garante a taça.
O Vasco, por sua vez, se complica ainda mais. Com 37 pontos ganhos, o time cruzmaltino aparece no 18º lugar, dentro da zona de rebaixamento. No próximo domingo, o duelo é com o Coritiba, no Couto Pereira.

O São Paulo jogou de forma inteligente e saiu na frente aos 21min do primeiro tempo. Matheus agarrou Hernanes na entrada da área e o árbitro Leonardo Gaciba marcou falta. Jorge Wagner bateu com precisão e abriu o placar.

O time da casa respondeu logo em seguida. No minuto seguinte, Wagner Diniz desceu pela direita e cruzou. Anderson desviou para trás e Rogério Ceni evitou o gol contra.

O Vasco, porém, chegou ao empate aos 30min. Mádson avançou pelo meio e bateu de fora da área. A bola desviou no zagueiro Miranda e encobriu o goleiro Rogério Ceni: 1 a 1.

Logo no começo do segundo tempo, o São Paulo retomou a vantagem. Aos 3min, Jorge Wagner bateu escanteio do lado esquerdo e a zaga não cortou. Hugo dominou no peito e fuzilou o goleiro Rafael.

Aos 32min, o Vasco perdeu um gol incrível. Mádson entrou em velocidade pela esquerda e cruzou. A bola sobrou na cara do gol para Edmundo, que bateu por cima.

Na última boa chance do São Paulo na partida, a seis minutos do final do tempo regulamentar, Richarlyson recebeu livre na entrada da área e chutou cruzado, com perigo para o goleiro Rafael.

No fim, Cruzeiro bate Fla e fica perto da Libertadores

Com um gol marcado nos último minutos do duelo deste domingo, o Cruzeiro ficou mais próximo de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. Já sem chances de título nacional, com a vitória do São Paulo sobre o Vasco, o time mineiro passou pelo Flamengo por 3 a 2 e tomou do rival a terceira posição do Campeonato Brasileiro, após 36 rodadas disputadas.

A vitória garantida nos minutos finais leva o time da Toca da Raposa aos 64 pontos, agora um a mais que os adversários da Gávea, que perderam a posição no grupo de acesso à Libertadores com a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre o Ipatinga, no Palestra Itália.
Mesmo sem poder contar com seus dois principais homens de ataque - Wagner (suspenso) e Guilherme (machucado) -, o Cruzeiro começou aproveitando o incentivo da torcida e partiu para cima do rival nos primeiros minutos. E em uma bobeira do goleiro Bruno, os mandantes ficaram perto de abrir o placar.

Aos 4min, o árbitro Carlos Eugênio Simon marcou um recuo de bola para o goleiro Bruno, que pegou com as mãos e ficou revoltado com o juiz. Mas na cobrança, os mandantes não souberam aproveitar e finalizaram na barreira.

O Cruzeiro criou nova boa chance aos 19min, em rápida jogada de Gérson Magrão pela esquerda, que cruzou na pequena área para Jajá furar e ficar caído no gramado. O atacante por pouco não de redimiu em seguida, aos 23min, quando recebeu na área e bateu com categoria, acertando o travessão de Bruno, que já estava batido no lance.

De tanto insistir, o time da casa abriu o placar aos 32min, em nova boa trama do setor ofensivo, que sempre contava com os avanços dos jogadores de trás. Dentro da área, o volante Ramires esperou a passagem de Fernandinho e deu grande passe para o lateral, que bateu de primeira.

Só após levar o gol o Flamengo conseguiu ir à frente a ameaçar os donos da casa. Na primeira chegada com perigo, o goleiro Fábio impediu em cabeçada de Íbson. Na seqüência, o arqueiro voltou a trabalhar para evitar que a bola chegasse até Marcelinho Paraíba, em cruzamento de Juan.

Na volta para o intervalo, o Cruzeiro retomou o domínio e já chegou bem no primeiro minuto, em boa tabela de Jonathan e Ramires, que Bruno saiu do gol para interceptar. Na seqüência, aos 4min, o volante quase marcou o seu ao bater para fora da entrada da área.

No entanto, quem balançou as redes foi o Flamengo, aproveitando momento de desatenção da defesa celeste. Após cruzamento de Marcelinho Paraíba, Íbson subiu livre para testar para as redes e empatar o jogo no Mineirão.

De volta à igualdade, o Cruzeiro foi à frente e criou chances. Aos 15min e aos 19min, Jajá e Fabrício só não marcaram porque foram parados por boas defesas de Bruno, que com a atuação, salvava os flamenguistas. No entanto, aos 20min, ele nada pôde fazer quando Thiago Ribeiro ficou na cara do gol e bateu com categoria para marcar o segundo dos mandantes.

No entanto, depois de chance despediçada por Gerson Magrão, o Flamengo ainda conseguiria novo empate aos 26min, que manteria a equipe do Rio de Janeiro à frente do Cruzeiro na briga por vaga na Libertadores. Em jogada individual, o atacante Obina recebeu cruzamento e, de costas para a zaga, girou e bateu rasteiro, sem dar chances a Fábio.

Após conseguir novamente igualar, o Flamengo teve nos pés do Juan a chance da virada. Em subida de Leonardo Moura pela direita, o goleiro Fábio não conseguiu cortar o cruzamento e a bola sobrou livre para o lateral que, desequilibrado, tocou para fora, aos 29min.

Já quando a partida dava sinais que ficaria empatada, os mandantes trocaram passes próximo à área e chegaram ao gol da vitória. Depois de se movimentar bem, Ramires recebeu passe de Fabrício e, em boa situação, bateu no canto para vencer Bruno.

Em final emocionante, o Flamengo ainda teve as chances de novo empate nos pés de Diego Tardelli. Dentro da área, o atacante passou por dois e bateu rasteiro, para boa defesa de Fábio, que se esticou e jogou para escanteio.
Já nos acréscimos, o ex-são-paulino recebeu dentro da área e caiu após um choque com a zaga. Revoltado pela não-marcação do pênalti, o jogador reclamou muito com a arbitragem e acabou recebendo o cartão vermelho. Ao final do jogo, Fábio Luciano recebeu a mesma punição do colega, pelo mesmo motivo.

Na próxima rodada, a penúltima da competição, o Cruzeiro terá a missão de sustentar a terceira posição fora de casa. No domingo, o time de Adílson Batista encara o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, o Flamengo voltará a contar com a força de sua torcida no Maracanã, diante do Goiás.

Vitória triunfa e afasta Grêmio do líder

O sonho gremista de chegar à terceira conquista do Campeonato Brasileiro ficou ainda mais difícil neste domingo. Pelo complemento da 36ª rodada, o time gaúcho foi até Salvador, no Estádio Barradão, e acabou surpreendido pelo Vitória, que triunfou por 4 a 2 e encerrou uma seqüência de sete partidas sem êxito.

Para piorar ainda mais a situação do Grêmio, o São Paulo conseguiu vencer o Vasco em São Januário (2 a 1). Com isso, os paulistas somam 71 pontos, enquanto os gaúchos permanecem estacionados nos 66, mantendo a segunda posição.

São cinco pontos de diferença para serem tirados em dois jogos restantes. Um novo êxito do time do Morumbi define a disputa.

Se a taça ficou distante, o Grêmio agora precisa correr para selar sua vaga na Copa Libertadores, competição em que chegou à final em 2007.

A equipe terá pela frente, no próximo domingo, o Ipatinga, no interior mineiro, e encerra sua participação no dia 7 de dezembro, frente ao Atlético-MG, no Olímpico. A princípio, depende apenas de si para se garantir, com duas vitórias nesses duelos.

Alheio às disputas de cima da tabela, o Vitória encerra um jejum de êxitos que perdurava desde 2 de outubro, quando superou a Portuguesa por 3 a 1, em casa. Desde então foram cinco derrotas e apenas dois empates.

O clube baiano soma 48 pontos, sobe à décima colocação e fica a apenas um empate de se garantir matematicamente na próxima Copa Sul-Americana. O time terá pela frente o Palmeiras, no próximo domingo, no Barradão, e encerra a trajetória frente ao Vasco, dia 7 de dezembro, em São Januário.

No duelo de hoje, por tudo o que envolvia, não teve como as polêmicas ficarem de fora. Dirigentes e jogadores do Vitória, sem admitirem terem recebido algum benefício em dinheiro, defenderam o uso da "mala branca" de rivais dos gaúchos na luta por título ou vaga na Libertadores.

Independente disso, falava-se de mais um reencontro do técnico dos baianos, Vágner Mancini, com o Grêmio, clube que lhe demitiu no começo do ano, quando ele ainda estava invicto no cargo.
O Grêmio parecia ter superado as polêmicas e o nervosismo. Ia bem em campo, tanto que, aos 25min de jogo, abriu o placar. Souza carregou pela direita, cruzou na área e Anderson Martins desviou contra a própria rede.

A alegria gremista foi grande e, por mais de 30 minutos, o otimismo gaúcho pode ser extravassado. Àquela altura, o Vasco ia segurando um empate com o São Paulo e, com a combinação de resultados, o time do Olímpico retomava a liderança.

A situação começou a mudar aos 4min da etapa final. Após perderem boas chances de ampliar a vantagem, os gremistas viram o rival surpreender. Willians acertou belo passe para Leandro Domingues, que dominou no peito e tocou por cima de Victor para empatar: 1 a 1.

Enquanto no Rio o São Paulo virava, em Salvador, o Grêmio afundava. Aos 14min, Amaral, que já tinha amarelo, levou outro após falta em Leandro Domingues e foi expulso. Aproveitando o embalo, o Vitória marcou mais um três minutos depois. Marcelo Cordeiro cruzou, Hélder falhou e Willians fez.

Foi a senha para o incrível crescimento de produção do Vitória em campo. Em cinco minutos, foram dois gols para os mandantes. Aos 25min, Willians entrou na área pela direita - de novo - e rolou curto. Marquinhos deixou passar, o experiente Jackson dominou e finalizou no canto do arqueiro.

Aos 29min, os baianos definiram com um belo gol. A bola foi cruzada na área gremista, cuja zaga não conseguiu cortar o lance. Marco Aurélio ajeitou de cabeça e Marcelo Cordeiro, de bicicleta, foi às redes.

Sem forças para tentar reagir, o Grêmio conseguiu apenas impedir a goleada. Aos 46min, Souza acertou um belo chute em cobrança de falta pela direita e definiu o placar, doloroso para a torcida e as pretensões dos gaúchos.
Outros Resultados
> Quinta
Figueirense 4 x 3 Náutico
> Sábado
Botafogo 2 x 2 Atlético-PR
Portuguesa 0 x 0 Goiás
Coritiba 5 x 1 Santos