TVGolo.com - Novos Golos

6 de mai. de 2008

Sem mudanças, CBF apresenta o Campeonato Brasileiro de 2008

Competição, que começa sábado, segue com sistema de pontos corridos

Com mais de 40 minutos de atraso, a Confederação Brasileira de Futebol apresentou oficialmente, nesta terça-feira, o Campeonato Brasileiro de 2008. O seminário foi realizado em um hotel de luxo, em São Paulo, e contou com a presença de dirigentes de clubes, de entidades ligadas ao futebol, além do ministro do Esporte, Orlando Silva.


Pelo sexto ano consecutivo, a competição será disputada no sistema de pontos corridos. As quatro piores equipes cairão para a Série B, enquanto as quatro melhores da Segunda Divisão terão o direito de participar da elite em 2009.

- O sistema mata-mata privilegia o acaso ou o dia ruim depois de uma trajetória impecável. Os pontos corridos premiam a regularidade, quem paga as contas em dia, quem se planeja melhor e mantém um desempenho mais estável ao longo do torneio - discursa o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

O dirigente, aliás, garantiu que não pensa em alterar o formato de disputa para as próximas temporadas. Mais que isso, anunciou que a Série C de 2009 terá 20 clubes e também será feita por pontos corridos para a criação da Série D, provalmente, com 64 equipes.

- Não existe espaço para essa discussão (mudança no formato). O vocabulário do futebol brasileiro não comporta mais palavras como virada-de-mesa, tapetão ou canetada - acrescenta.

Além de considerar pouco provável a adequação do calendário nacional ao europeu, que sempre tem início na metade do ano, Teixeira vê como um problema econômico o grande número de saídas de jogadores durante a temporada.

- Os clubes da Europa têm mais potencial econômico. Não que isso seja uma debandada. É muito difícil segurar alguns jogadores, praticamente impossível. Mas a expectativa é de que os clubes consigam mantê-los - completa.
1ª Rodada
Sábado 10.05.2008
Náutico x Goiás
Atlético-MG x Fluminense
Botafogo x Sport
Domingo 11.05.2008
Ipatinga x Atlético-PR
São Paulo x Grêmio
Coritiba x Palmeiras
Internacional x Vasco
Portuguesa x Figueirense
Flamengo x Santos
Vitória x Cruzeiro

0 comentários: