TVGolo.com - Novos Golos

7 de jun. de 2008

Começou a EURO 2008!

> Grupo A
Brasileiro quebra tabu e Portugal vence na estréia

Pela primeira vez na história, um brasileiro marcou um gol na Eurocopa. E foi justamnete graças ao feito do zagueiro Pepe, do Real Madrid, que Portugal pôde comemorar uma vitória em sua estréia na principal competição do Velho Continente. O time do técnico Luiz Felipe Scolari superou a Turquia por 2 a 0 neste sábado, em Genebra, e se igualou à República Checa na liderança do Grupo A.

Portugal e República Checa somam três pontos no Grupo A do torneio. Os dois países se enfrentam na próxima quarta-feira, em Genebra, e quem vencer terá a vaga nas quartas-de-final praticamente garantida. Já a Turquia jogará pela sobrevivência contra a Suíça, no mesmo dia, mas na Basiléia.

O feito do zagueiro, naturalizado português após um pedido especial de Felipão, poderia ser maior. Aos 16min do primeiro tempo, Simão Sambrosa cobrou falta da direita e o jogador se adiantou à defesa para desviar às redes. A arbitragem anulou o lance alegando impedimento.
Aos 15min do segundo tempo, entretanto, Pepe se arriscou ao ataque tabelou com Nuno Gomes e saiu na cara do goleiro. Daí foi só bater para abrir o placar e colocar os lusitanos à frente.

O técnico brasileiro havia alertado para as dificuldades da estréia contra os turcos e sabia que a vitória era decisiva para definitivamente credenciar Portugal como um dos favoritos na competição.

Com as arquibancadas do Stade de Geneve com um número maior de portugueses do que de turcos, a seleção rubro-verde tomou o comando das ações desde o primeiro minuto de jogo. A Turquia apenas se limitava a tentar colocar bolas longas para os atacantes Nihat e Erdinc, sem sucesso.

A linha de quatro meio-campistas turcos conseguia atrapalhar Cristiano Ronaldo, mas não anulava as investidas de Simão pelo lado direito. Ainda que apagado e individualista demais, Cristiano Ronaldo conseguiu criar duas jogadas de perigo. Uma aos 30min, quando passou driblando por vários adversários para depois chutar fraco. E outra aos 38min, cobrando falta na trave.

A Turquia voltou melhor para o segundo tempo, com a entrada de Sabri no lugar de Erdinc. Mas Portugal manteve a posse de bola no meio-de-campo com Deco e o bom camisa 10, João Moutinho.

O primeiro aviso veio logo no início, com uma bola de Nuno Gomes na trave. O centroavante acertou também o travessão depois de cruzamento de Cristiano Ronaldo.

Mas, a partir do gol de Pepe, que saiu após tabela com Nuno Gomes, e com Deco claramente cansado, Portugal recuou. A Turquia teve duas chances de gol, sem sucesso. A seleção turca acabou a partida com apenas uma finalização na direção do gol.

Portugal pôde matar a partida antes, mas somente no último minuto conseguiu criar um contra-ataque eficiente. Aos 47min, Cristiano Ronaldo subiu pela esquerda e passou para Moutinho, que fez ótimo movimento e deixou Raul Meireles, que havia entrado no segundo tempo, livre para marcar.

Dez minutos após o apito final, Pepe foi anunciado pela Uefa no telão do estádio como o homem do jogo. A torcida portuguesa mal percebeu, já que ainda lotava as arquibancadas e gritava incessantemente o já conhecido "Por-tu-gal".

Checos calam mandantes e iniciam Euro com vitória

Na abertura oficial da Eurocopa 2008, um dos candidatos ao título mostrou sua força. Mesmo atuando sob forte pressão da torcida local, que lotou o Estádio St. Jakob-Park, na Basiléia, a República Checa venceu os mandantes suíços por 1 a 0 e inicia de forma positiva a sua caminhada no Grupo A da principal competição do Velho Continente.

O único gol da partida aconteceu aos 24min do segundo tempo. A Suíça tentou sair jogando da defesa e errou. Sverkos, em posição legal, recebeu o passe de cabeça e tocou na saída do goleiro para definir a vitória checa na Basiléia. No geral, contudo, a abertura da Euro ficou devendo uma maior movimentação.

Após um início movimentado, com boas chances para as duas equipes, a Suíça mostrou maior empolgação e quase marcou aos 19min, quando Frei desviou um cruzamento e viu Peter Cech salvar com os pés.

Mas foi só. Os mandantes, empurrados pela torcida, estavam melhores no jogo, mas caíram de produção e não conseguiam superar a forte defesa checa. Para piorar a situação, o melhor jogador da equipe do técnico Jakob Koebi Kuhn, o atacante Frei, teve de deixar o campo no final do primeiro tempo contundido e preocupa para o restante da competição.

Aproveitando-se do abatimento rival pela saída de seu artilheiro, a República Checa cresceu de produção na etapa final e foi um pouco mais ao ataque. Mesmo assim, após encontrar o gol, os checos optaram por privilegiar a defesa. Quase foi uma opção fatal para a equipe do Leste europeu.

Aos 33min, os suíços se arriscaram com tudo ao ataque e conseguiram um escanteio. A defesa da República Checa desviou a primeira cobrança, os jogadores pararam para pedir toque de mão e, no rebote, Behrami chutou da meia-lua exigindo mais uma excelente aparição do goleiro Cech. O lance voltou nos pés de Vonlanthen, umas das jovens opções dos mandantes, que no arremate acertou o travessão do goleiro do Chelsea.

Animada pela vitória, a República Checa faz a "decisão" da chave diante de Portugal na próxima quarta-feira, em Genebra. No mesmo dia, a Suíça volta a campo na Basiléia para buscar a recuperação frente à Turquia, a outra zebra do Grupo A. Portugueses e turcos se enfrentam ainda neste sábado.

Classificação

2ª Rodada - Grupo A
11/6/08 13h - Rep. Checa x Portugal
11/6/08 15h45 - Suíça x Turquia

0 comentários: