TVGolo.com - Novos Golos

14 de mai. de 2008

Henin anuncia sua aposentadoria do tênis

Desanimada, número 1 do mundo esperava voltar a se empolgar na temporada de saibro

Atual número 1 do mundo, Justine Henin dá adeus às quadras de tênis. Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira na Bélgica, a tenista de 25 anos anunciou que estava pendurando a raquete para buscar novos desafios na vida.

- Cheguei ao fim do meu caminho. Já vinha pensando nisso há quatro meses, em Madri, e há alguns dias resolvi tomar a decisão. É o fim de uma bela aventura, de um sonho de criança. Tenho coisas novas para fazer. Parto sem ressentimento - disse, durante a coletiva no seu clube de tênis, ao lado do seu treinador Carlos Rodríguez.

_________________________________
"20 anos de paixão, 10 anos de circuito, 10 anos de vitórias, 10 anos de emoções e mesmo de poucas derrotas... ...Obrigado Justine, e que o espírito dos campeões siga com você em sua nova aventura!"
____________________________

Justine Henin deixa o circuito profissional após ser por mais de 100 semanas a principal tenista da WTA, tendo conquistado ainda quatro títulos de Roland Garros, dois US Opens e um Australian Open, além da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas e 34 títulos de torneios de WTA. No ano passado, a atual número 1 do mundo teve a melhor temporada de sua carreira, quando venceu 63 partidas e perdeu apenas quatro, conquistando 10 dos 14 títulos disputados e levando para casa um total de US$5 milhões, recorde para uma jogadora em um único ano.

Entretanto, Justine Henin começou 2008 com problemas, sendo batida com facilidade por Maria Sharapova no Australian Open e por Serena Williams no torneio de Miami. Desanimada, a belga esperava reencontrar a empolgação de jogar durante a temporada de saibro, mas voltou a sofrer uma eliminação precoce, desta vez para Dinara Safina, no WTA de Berlim.

Empresário explica aposentadoria
Apesar de ter mostrado desejo em disputar o bicampeonato olímpico, Justine Henin já vinha dando sinais de que não tinha mais motivação. Empresário da belga, Ken Meyerson lembra que a decisão foi emocional, e que se agravou devido aos problemas dos últimos tempos no joelho. Ele só não esperava que o anúncio fosse ser feito tão rápido.

- Ela simplesmente estava cansada e não tinha mais vontade para seguir em frente. Fiquei surpreso com a rapidez da decisão. Como empresário, a gente gosta de longas despedidas. Estou realmente triste. Ela fez muito pelo esporte e foi uma das melhores da história - comenta ele, em matéria do site "Espn".

Henin chamou Meyerson no último domingo para anunciar a decisão. A conversa foi muito tranqüila, e a belga chegou a lembrar que já havia ganho tudo o que era possível e que "tinha mais dinheiro do que poderia usar em três vidas".


Site oficial traz mensagem de agradecimento
Tão logo anunciou sua aposentadoria, Justine Henin foi alvo de elogios por parte das companheiras de quadra e do presidente da WTA, Larry Scott. Segundo Scott, "o dia é um dos mais tristes para o tênis", que teve em Henin um dos "revezes (golpe do tênis) mais elegantes da história". Ele ainda lembra que é raro uma atleta anunciar aposentadoria tão nova.

- A gente vai se lembrar dela como uma das maiores campeãs de todos os tempos e uma mulher que conseguiu compensar sua baixa estatura com uma vontade de vencer sem igual - disse em matéria ao jornal francês "L'Equipe".

No site oficial da jogadora, o clima também é de despedida, com uma mensagem lembrando os vinte anos de paixão pelas quadras e os dez anos de carreira profissional. "20 anos de paixão, 10 anos de circuito, 10 anos de vitórias, 10 anos de emoções e mesmo de poucas derrotas... ...Obrigado Justine, e que o espírito dos campeões siga com você em sua nova aventura!"

0 comentários: