TVGolo.com - Novos Golos

9 de out. de 2008

Copa do Mundo de Futsal

Argentina vence, mas termina em 2º e foge do Brasil

O clássico entre Brasil e Argentina ainda não acontecerá na próxima fase da Copa do Mundo de futsal. Na última rodada do Grupo C da competição, nesta quinta-feira, a equipe sul-americana venceu a Guatemala por 2 a 1 no Ginásio Nílson Nélson, em Brasília, eliminou o rival da América Central, mas terminou em segundo lugar da chave e, desse jeito, escapa dos rivais nas quartas-de-final.

Tudo por causa da vitória da Ucrânia sobre a China por 4 a 2, também nesta quinta, mas no Rio de Janeiro. Argentinos e europeus terminaram com os mesmos dez pontos, mas a seleção latina leva a pior no critério de desempate de saldo de gols (10 a 8). Os guatemaltecos se despedem com seis pontos.


Lucuix, no primeiro minuto de jogo, e Wilhelm, aos 8min da etapa final, marcaram os gols da Argentina. Aristondo descontou para a Guatemala quando restavam dois minutos para o fim, mas já era tarde demais. O jogador tirou a camisa para comemorar e acabou punido com um amarelo pela arbitragem.

Com a desvantagem no desempate, a Argentina caiu no Grupo F, ao lado de Paraguai, Espanha e Rússia. A estréia argentina é no sábado, às 10h30 (de Brasília), contra os paraguaios, em Brasília.

Ucrânia vence e garante 1º lugar do Grupo C

A Ucrânia venceu de virada a China por 4 a 2 nesta quinta-feira, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e terminou em primeiro lugar no Grupo C da Copa do Mundo de Futsal.

Os chineses, que não somaram pontos na competição, saíram na frente com Hu, aos 18min da primeira etapa. Mas os ucranianos, que dividiam a ponta com a Argentina, empatarem um minuto depois com Zamyatin.

Na segunda etapa, os ucranianos trabalharam mais a bola e conseguiram a virada aos 12min, novamente com a Zamyatin. Aos 15min, Makayev fez o terceiro. No minuto seguinte, Hu, que havia feito a favor dos chineses, dessa vez contra e os ucranianos abriram 4 a 1. Aos 18min, os chineses conseguiram descontar com Zheng, mas a reação parou por aí.

Com a vitória da Argentina por 2 a 1 sobre a Guatemala, a Ucrânia termina a primeira fase em primeiro lugar no Grupo C, com 10 pontos em quatro jogos, mas com saldo melhor que os argentinos, 10 contra 8.

Com a liderança, a Ucrânia se classifica para o Grupo E, junto de Brasil, Itália e Irã. O primeiro jogo dos ucranianos é contra a Itália, no próximo sábado, 12h30 (de Brasília), no Rio de Janeiro.

Em duelo direto por vaga, Irã vence e avança

O Irã soube usar a vantagem de um ponto a mais sobre a República Checa e conseguiu a classificação à 2ª fase da Copa do Mundo de Futsal. Nesta quinta-feira, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, iranianos e checos se enfrentaram pela última rodada do Grupo D e, precisando apenas de um empate, os asiáticos venceram por 3 a 2, garantindo vaga na 2ª fase.

Com o resultado, os iranianos chegaram aos 10 pontos na chave, mesmo número dos espanhóis, mas ficaram em segundo lugar por ter um saldo de gols pior que o dos europeus.

A Espanha garantiu o primeiro lugar do Grupo D, ao vencer com tranquilidade a já eliminada seleção do Uruguai, por 3 a 0, nesta quinta-feira, no Ginásio do Maracãnazinho, no Rio de Janeiro.

O Irã contou com boa parte da torcida brasileira presente ao ginásio. Após a vitória, o treinador Hossein Shams não resistiu e chorou em quadra, enquanto seus jogadores agradeciam à torcida presente.

Como os dois times buscavam a mesma vaga, a partida já começou equilibrada, com checos e iranianos se estudando e fazendo um jogo cauteloso. E mesmo com as poucas chances reais de gol de ambos no primeiro tempo, foi o Irã quem abriu o placar: aos 16min, após cobrança de escanteio pela direita, o camisa sete Ali Hassanzadeh recebeu e bateu para o gol, a bola voltou para o próprio Hassanzadeh, que arriscou um novo chute cruzado e fez 1 a 0.

Os checos ainda conseguiram o empate no segundo tempo, aos 8min. Após cruzamento rasteiro pela direita, Jan Janovsky bateu para o gol, o goleiro Mostafa Nazari ainda fez uma bela defesa, mas o rebote voltou para os pés de Janovsky, que aproveitou a segunda chance e marcou seu primeiro gol na competição. No entanto, o Irã fez 2 a 1 três minutos mais tarde, em belo chute cruzado de Vahid Shamsaee após se livrar da marcação.

Mas a República Checa foi buscar o empate mais uma vez, graças ao gol de Martin Dlouhy. Menos de um minuto após o gol persa, o camisa sete se aproveitou da jogada ensaiada de bola parada e apenas empurrou para o gol.

De quebra, os checos só não conseguiram a virada porque Nazari fez uma defesa corajosa nos pés de Kopecky, que recebeu lançamento de Novotny e parou no goleiro do Irã, que tirou a bola praticamente em cima da linha.

A pressão checa era total, com a opção do técnico Tomas Neumann de até mesmo utilizar o goleiro-linha Tomas Meller nos minutos finais. No entanto, foi exatamente em um erro de Meller no ataque que o Irã marcou o gol que decretou a vitória: após passe errado, o camisa um acabou desarmado por Hassanzadeh, que tocou rasteiro de sua defesa para o gol. A bola entrou mansamente no canto e acabou com as esperanças dos checos.

Na próxima fase, os atuais campeões asiáticos caíram no Grupo E, mesmo do Brasil, que também conta com outra força do futsal mundial, a seleção da Itália, que ficou em segundo lugar no Grupo B. Completa a chave a Ucrânia, primeira colocada do Grupo C.

No próximo sábado, pela primeira rodada da 2ª fase, o Irã enfrenta o Brasil, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, às 10h30 (de Brasília). As duas melhores seleções de cada grupo avançam às semifinais da Copa do Mundo de Futsal.

Espanha vence e escapa do Brasil na 2ª fase

Com a vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai na manhã desta quinta-feira, no Ginásio do Maracanãzinho, a seleção espanhola escapou de enfrentar o Brasil na segunda fase do Mundial de Futsal.

Com este resultado, os atuais campeões chegam aos dez pontos ganhos e garantem a primeira colocação do Grupo D. Eliminados, os uruguaios terminam com um ponto, no penúltimo lugar.

A segunda fase do Mundial começa neste final de semana, com oito seleções dividas em duas chaves de quatro. O Brasil, que terminou na liderança do Grupo A, enfrentaria a Espanha apenas em uma eventual semifinal.

O Irã se classificou ao lado da Espanha na segunda colocação do Grupo D ao vencer a República Checa em mais um jogo realizado nesta quinta-feira, em Brasília.

O primeiro tempo do duelo entre Espanha e Uruguai foi equilibrado. Os europeus conseguiram inaugurar o marcador apenas dois minutos antes do final do tempo regulamentar, com Javi Rodriguez.

A equipe espanhola garantiu a vitória no começo da etapa complementar. Logo no primeiro minuto, o brasileiro Fernandão aumentou. Em seguida, ele marcou mais um e fechou o placar.

0 comentários: