TVGolo.com - Novos Golos

23 de jun. de 2008

"Descoberto" pela Europa, Arshavin vira objeto de desejo

Ele já tem 27 anos, mas é a "revelação" da Eurocopa e é o nome que faz com muita gente pense que a aparentemente óbvia final entre Alemanha e Espanha não será realizada em Viena. Andrei Arshavin ganhou as manchetes dos jornais de toda a Europa e os grandes clubes do continente se preparam para uma disputa acirrada para a contratação do atacante.

O russo estava suspenso dos dois primeiros jogos do torneio porque, ainda nas Eliminatórias da Euro, havia sido expulso por agressão na vitória de 1 a 0 sobre Andorra. Mesmo assim, o técnico holandês Guus Hiddink resolveu convocá-lo.


Antes da partida contra a Suécia, ainda fez mistério, dizendo que a posição de titular de Arshavin não estava garantida. Não passava de um óbvio blefe: o atacante fez um gol e deu passe para outro na vitória de 2 a 0. E deixou a Europa estupefata ao fazer uma partida brilhante nas quartas-de-final contra a Holanda.

Depois do jogo, elogios mútuos. "Um técnico holandês derrotou onze jogadores holandeses", comemorou Arshavin. Já Hiddink disse que o atacante "é um vencedor natural". "Ele sabe driblar, é rápido e tem um talento incrível. Não estava 100% fisicamente para o jogo, mas ainda assim fez o que fez. É tremendo", falou o treinador.

As descidas de Arshavin deverão ser uma enorme preocupação da Espanha antes da semifinal de quinta-feira, já que o lateral-direito Sergio Ramos tem falhado muito e não é nem sombra do que jogou durante a temporada pelo Real Madrid.

Andrei Sergeyevich Arshavin nasceu em São Petersburgo e defende o Zenit há oito anos. Faz parte da seleção russa desde 2002, mas só começou a chamar a atenção ao levar o clube de sua cidade ao título nacional e à Copa da Uefa, passando por Villarreal, Olympique de Marselha, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique e Glasgow Rangers.

Na Eurocopa, explodiu. Segundo o jornal espanhol As, Arshavin tem propostas da Inglaterra e da Alemanha, mas vai recusar todas elas porque ele preferiria jogar na liga espanhola. Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid e Valencia, os quatro grandes do país, já estariam preparando ofertas para o Zenit. O Arsenal também tenta contratar o jogador antes que o valor suba demais.
O jornal El País publica nesta segunda-feira uma reportagem sobre a nova "revolução russa" no futebol, dizendo que a influência holandesa de nomes como Dick Advocaat (técnico do Zenit) e Hiddink trará sucesso comparado ao de equipes e seleções históricas dos tempos da União Soviética.

O jornal italiano Gazzetta dello Sport fala que Arshavin é "o jogador do momento, gênio, faz gols e cria gols para os outros". E conclui: "agora todos o querem".

0 comentários: