TVGolo.com - Novos Golos

23 de jun. de 2008

EUA levam estrelas no basquete, mas sem campeões da NBA

O trio Kobe Bryant, LeBron James e Dwayne Wade vai liderar as estrelas da NBA da seleção dos EUA que tenta retomar o domínio no basquete masculino nas Olimpíadas de Pequim. Nesta segunda-feira, Comitê Olímpico dos EUA e USA Basketball confirmaram a lista de 12 atletas que viajarão para a China.

Além deles, a relação conta com os armadores Deron Williams (Utah Jazz), Jason Kidd (Dallas Mavericks) e Chris Paul (New Orleans Hornets), o ala/armador Michael Redd (Milwaukee Bucks), os alas Carmelo Anthony (Denver Nuggets) e Tayshaun Prince (Detroit Pistons), os alas/pivôs Carlos Boozer (Utah Jazz) e Chris Bosh (Toronto Raptors), e o pivô Dwight Howard (Orlando Magic).


A comissão técnica fez quatro mudanças em relação ao time que obteve a vaga no Pré-Olímpico das Américas no ano passado. Wade, Paul, Bosh e Boozer entraram nos lugares do armador Chauncey Billups, do ala/armador Mike Miller e dos pivôs Amare Stoudemire e Tyson Chandler.

Nenhum jogador do Boston Celtics, que conquistou na última semana o título da NBA, foi chamado. O único que concorria a um lugar era o ala/armador Paul Pierce, eleito o melhor da final, que fazia parte da pré-relação de 33 jogadores, mas ficou fora da lista final.

"Foi um processo difícil de seleção. Os 33 jogadores que disputavam a vaga mostraram interesse nos últimos dois anos, mas acredito que os 12 atletas selecionados têm um incrível talento, são líderes e têm muita versatilidade", explicou Jerry Colangelo, diretor da seleção masculina.

A versatilidade, aliás, deve ser necessária. Como no Pré-Olímpico, o técnico Mike Krzyzewski contará com apenas três jogadores para o garrafão: Bosh, Howard e Boozer. Com isso, Anthony e Prince, que na NBA jogam como alas, serão usados também como pivôs.

Para seis dos 12 jogadores (Anthony, Bosh, Howard, LeBron, Paul e Wade) será também a chance de apagar a má impressão que ficou do Mundial de 2006, quando os EUA ficaram o terceiro lugar, perdendo da Grécia nas semifinais.

Dois anos antes, os EUA também ficaram em terceiro lugar nas Olimpíadas de Atenas, quando bateram a Lituânia. Naquela campanha, o time amargou derrotas para Porto Rico e Lituânia na primeira fase, e caiu diante da Argentina nas semifinais.

A equipe estréia nas Olimpíadas de Pequim contra a anfitriã China, que ainda não sabe se terá o pivô Yao Ming. Os EUA ainda enfrentam Espanha, Angola e mais dois times vindos do Pré-Olímpico Mundial no grupo B da primeira fase.

0 comentários: