TVGolo.com - Novos Golos

28 de set. de 2008

De virada, Maria Clara e Carol levam título

Com uma virada espetacular no set decisivo, Maria Clara e Carol conquistaram neste domingo a etapa de Vila Velha, no Espírito Santo, do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Na final, diante das arquibancadas lotadas da arena da Praia da Costa, as cariocas derrotaram Maria Elisa e Val por 2 a 1, parciais de 18/16, 23/25 e 15/13, chegando ao primeiro título do ano no campeonato.

Este foi também o segundo título de Maria Clara e Carol na temporada, elas foram campeãs do Aberto de Myslowice (Polônia) pelo Circuito Mundial, e o terceiro da parceria, vencedora ainda do torneio de Santos em 2007.

Como já é tradição, as duplas fizeram uma partida nervosa e equilibrada, embora Maria Clara e Carol tenham desperdiçado cinco match points no segundo set e permitido que as rivais levassem a definição para o terceiro.

"Faltou mais tranqüilidade para definir os pontos", admitiu a capitã Maria Clara, um dos destaques da decisão com saques potentes.

A tática de sacar em cima de Maria Elisa funcionou bem no primeiro set. Com dificuldades na recepção e no ataque, a jogadora pernambucana foi o alvo escolhido pelas filhas da ex-jogadora Isabel Salgado, que se mantiveram a frente do marcador desde o início.

No segundo set, as adversárias reagiram e, graças a dois aces de Maria Elisa e erros de ataque de Carol, abriram os três pontos que pareciam levar a equipe à igualdade. Mas Maria Elisa voltou a falhar em dois ataques no final e Maria Clara e Carol inauguraram uma série de chances de fechar o jogo que desperdiçaram.

"Time grande não pode errar desse jeito, e isso nos custou o set", analisou Maria Clara.
De volta à partida, Maria Elisa e Val lideram quase todo o tie break. E o jogo parecia liquidado quando elas estabeleceram o placar de 13/10. Um providencial tempo técnico, no entanto, devolveu a tranqüilidade a Maria Clara e Carolina.

Sem se assustar com a desvantagem, foram diminuindo a diferença ponto a ponto, contando também com a colaboração das rivais, que em um ataque pra fora de Val, deram o ponto da vitória às irmãs cariocas. "Foi o jogo de sempre contra elas, ali, sem favoritos. Mas tivemos o mérito de ir para dentro e não nos encolher. E ainda demos um pouco de sorte na definição do tie break, com os erros da Val", comentou Carol.

"Mudamos a estratégia, passamos a sacar na Val e, felizmente, deu certo", completou Maria Clara, que fez questão de ressaltar o perfeito entrosamento com a irmã mais nova, de apenas 21 anos.

"Temos uma química muito boa, nos completamos bem e é um prazer jogar com ela. Só nos desentendemos de vez em quando por causa de coisas bobas, como é normal entre irmãs", finalizou.

No retrospecto da temporada, cada equipe tem agora quatro vitórias no confronto direto. Maria Clara e Carolina, no entanto, devem subir no ranking do circuito brasileiro.
Elas chegaram ao Espírito Santo ocupando a terceira colocação, com o mesmo número de pontos de Larissa e Vivian, a quem bateram na véspera pelas semifinais.

Renata e Talita completam o pódio
Quartas colocadas nos Jogos Olímpicos de Pequim, a carioca Renata e a alagoana Talita ficaram com a terceira colocação da etapa capixaba. Na disputa de terceiro lugar, elas bateram as paraenses Vivian e Larissa por 2 sets a 1, parciais de 13/18, 18/16 e 15/12. "Encaramos este terceiro lugar como um bom resultado. Passamos por momentos de dificuldades na competição e conseguimos reagir. A derrota na semifinal foi muito difícil de ser digerida. Mas colocamos a cabeça no lugar e nos superamos para sair daqui com este terceiro lugar", avalia Renata. A 12ª etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia será realizada entre os dias 16 e 19 de outubro, na cidade de Camaçari, na Bahia, que pela primeira vez receberá a competição.

Antes, as principais duplas do país disputarão a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes, a 17ª e antepenúltima etapa do Circuito Mundial, entre os dias 5 e 10 de outubro. No feminino, o Brasil tem quatro parcerias inscritas: Ana Paula/Shelda, Maria Clara/Carol, Maria Elisa/Val e Leila/Bárbara Seixas.

0 comentários: