TVGolo.com - Novos Golos

17 de set. de 2008

No fim, China troca tradição por modernidade de Londres

A Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paraolímpicos de Pequim, realizada na manhã desta quarta-feira, foi marcada pela inovação nas apresentações, que deixaram de lado as tradicionais músicas clássicas e eruditas e cederam lugar a sons de guitarras, entrando no clima de Londres, que sediará a próxima edição dos Jogos.


Com muitas homenagens e prêmios aos destaques, o Estádio Nacional da China, mais conhecido como Ninho de Pássaro, despediu-se de uma das maiores Paraolimpíadas já realizadas na história em clima de festa.

Daniel Dias, maior medalhista brasileiro na natação, foi o escolhido para carregar a bandeira no desfile das delegações. Sempre sorridente, o nadador percorreu o Ninho de Pássaro carregando o símbolo da nação.

Com as arquibancadas lotadas, os paraatletas foram recebidos em meio a muitas palmas e homenagens do público, que estava tão animado quanto na Cerimônia de Abertura da competição. Como no início dos Jogos, cada espectador recebeu uma lanterna, e tornou-se parte da cerimônia, formando uma espécie de "céu", com as luzes do estádio apagadas.

Em seguida, uma chuva de folhas vermelhas invadiu o Ninho de Pássaro, representando a natureza. Bailarinos formaram um envelope na parte central do campo, com a inscrição "Carta ao futuro", referindo-se à próxima edição dos Jogos Paraolímpicos, que será em Londres, em 2012.
Em seguida, um balé de crianças cegas representou o ato de semear o futuro, com os processos de regar, colher, celebrar a colheita e deixar um legado para a posteridade.

Homens vestidos de carteiros representaram os mensageiros que enviariam recados para o futuro. Fato curioso no evento é que todos os atletas receberam um envelope, que veio junto a algumas recordações da competição. A intenção era fazer com que escrevessem mensagens para qualquer parte do mundo, que seriam entregues depois.

O presidente chinês, Hu Jintao, realizou um discurso agradecendo a todos que participaram dos Jogos. Philip Craven, principal dirigente do Comitê Paraolímpico Internacional, aproveitou para elogiar o evento e comentar a importância do incentivo chinês para o esporte paraolímpico.

Como no encerramento dos Jogos Olímpicos, um ônibus londrino passeou pelo Ninho de Pássaro, realizando números musicais e destacando os principais atrativos da capital britânica. Bailarinos representaram os jovens, representando o futuro dos paraatletas.

0 comentários: