TVGolo.com - Novos Golos

27 de out. de 2008

Finasterida, substância anti-queda de cabelo, não será doping em 2009

A finasterida, substância presente em tônicos que retardam a queda de cabelo, foi retirada da lista de produtos proibidos pelo Código Mundial Antidopagem, porque os avanços científicos permitem anular seu efeito, informou nesta segunda-feira a Agência Mundial Anti-Doping (AMA).

A substância ficou conhecida no Brasil após o ex-atacante Romário ser flagrado no doping por uso da finasterida, no ano de 2007. Outro caso no país aconteceu com o defensor do Internacional Marcão. O produto entrou na lista negra das comissões antidopagem em 2005, após investigações do laboratório de Colônia (Alemanha) demonstrar claramente sua capacidade de mascarar certos esteróides, como a nandrolona.

Mas, com o avanço tecnológico, os laboratórios hoje têm condições de detectar qualquer substância proibida, independentemente do uso da finasterida. "Isso é parte do esforço que fizermos a diferentes níveis, para evitar colocar muitos obstáculos na vida dos atletas quando se podem encontrar outras estratégias que são igualmente válidas no contexto da luta contra o doping", disse Olivier Rabin, diretor científico da AMA.

Em quatro anos, diversos atletas foram flagrados por uso de finasterida, sem terem apresentado uma autorização para o consumo com fins terapêuticos e foram punidos com suspensões de até dois anos. "Os casos foram julgados e, se os atletas foram punidos, é porque ao menos houve negligencia de sua parte", ratificou Rabin.

0 comentários: