TVGolo.com - Novos Golos

6 de nov. de 2008

Copa Sul-Americana > Quartas (jogos de volta)

Misto do Palmeiras perde e é eliminado na Argentina

O Palmeiras foi superado pelo Argentinos Juniors, nesta quarta-feira, em Buenos Aires. Em jogo válido pela volta das quartas-de-final da Copa Sul-Americana, a equipe alviverde foi derrotada por 2 a 0 e está eliminada da competição continental.

No jogo de ida, o Palmeiras havia sido derrotado no Estádio Palestra Itália, por 1 a 0, com gol de Escudero. Na ocasião, a formação paulista teve um gol de falta não dado pela arbitragem e ainda desperdiçou uma cobrança de pênalti.

Agora o time de Vanderlei Luxemburgo, que não viajou para a Argentina a fim comandar os treinamentos dos jogadores titulares no Brasil, se concentra para o confronto com o Grêmio, no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro, em casa.

Já o Argentinos, por sua vez, enfrenta nas semifinais o Estudiantes, que eliminou o Botafogo com um empate por 2 a 2, no Engenhão, depois de vencer na Argentina. O jogo de ida será realizado no próximo dia 12.

Nesta quarta, sob o comando do auxiliar-técnico Nei Pandolfo, apenas Martinez, Léo Lima e Kléber, dos jogadores considerados titulares, atuaram em território argentino. Bruno também defendeu as cores palmeirenses, assim como fez diante do Santos, quando Marcos desfalcou a equipe devido à morte do pai.

Desde os primeiros instantes de partida, o Argentinos Juniors teve mais posse de bola. Aos 9min, Bogado cobrou escanteio e Scotti desviou de cabeça para inaugurar o marcador, em Buenos Aires.

Quatro minutos depois, Bruno salvou novo desvio de cabeça com uma bela defesa. Aos 17min, no entanto, o arqueiro palmeirense teve sua meta mais uma vez vazada. Pavlovich aproveitou bola alta pela direita e marcou, de cabeça, o segundo gol dos donos da casa.

Com Léo Lima responsável pela armação de jogadas, o Palmeiras não criou boas oportunidades de gol. Bem marcados, Kléber e Denílson foram anulados pela defesa argentina, que ligava rápidos contragolpes e assustava a zaga alviverde.

Aos 32min, Martinez arriscou finalização da intermediária e jogou à direita do gol de Torrico, que só voltou a trabalhar na primeira etapa de jogo em chute cruzado de Jefferson, dez minutos depois. O lateral avançou pela grande área e arriscou, obrigando o arqueiro a fazer difícil defesa.

No intervalo, Maicosuel deu lugar a Lenny. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o atacante fez boa jogada, driblou um zagueiro e arrematou de fora da área, levando perigo ao gol do Argentinos Juniors.

Com maior domínio de bola na etapa final, o Palmeiras chegou próximo do gol novamente aos 18min. Martinez recebeu de frente para a grande área e arriscou. Após forte chute, Torrico espalmou, e a bola ainda tocou sua trave direita.

Em jogo tenso, Botafogo só empata e dá adeus

Em jogo tenso disputado no Estádio do Engenhão, em que o zagueiro André Luis chegou até a arrancar o cartão das mãos do árbitro chileno Carlos Chandía no momento da punição, sendo expulso logo depois, o Botafogo só conseguiu empatar por 2 a 2 com o Estudiantes de La Plata. O resultado eliminou a equipe carioca da Copa Sul-Americana, classificando os argentinos para a semifinal da competição.

O lance mais curioso da partida foi protagonizado pelo zagueiro André Luis. Aos 23min do segundo tempo, Carlos Alberto e Verón se estranharam e começou o empurra empurra entre alguns jogadores. Com isso, o zagueiro botafoguense levou o amarelo, mas ficou irritado e arrancou o cartão das mãos do árbitro, recebendo o vermelho e tornando o jogo nervoso.

Pouco tempo depois, outra confusão generalizada. E mais uma vez envolvendo Carlos Alberto e Verón. Porém, desta vez o árbitro preferiu não punir ninguém.

Eliminado por conta do resultado da partida de ida, em que perdeu por 2 a 0 na Argentina, o Botafogo pode ver o ano de 2008 passar em branco. O time carioca está em sexto lugar no Campeonato Brasileiro, com 49 pontos, nove atrás do quarto colocado. Com cinco rodadas para o término da competição nacional, o Botafogo tem chances remotas que garantir vaga na Copa Libertadores de 2009.

Antes do Nacional, o título estadual bateu na trave com a derrota para o Flamengo na decisão. Já pela Copa do Brasil, a eliminação veio diante do Corinthians nas semifinais. Assim, a equipe comandada pelo técnico Ney Franco tentará se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana do ano que vem.

O resultado e a conseqüente eliminação no Engenhão também fazem com que o Brasil tenha somente um representante vivo na Sul-Americana. Além do adeus do Botafogo, o Palmeiras caiu diante do Argentinos Juniors, nesta quarta, e terá que se contentar somente com o Brasileiro, onde briga pelo título. Argentinos Juniors e Estudiantes se enfrentam na próxima fase.

O único sobrevivente do País é o Internacional, que venceu o Boca Juniors por 2 a 0, em Porto Alegre, e fará a partida de volta nesta quinta-feira, em La Bombonera.

Precisando vencer, a equipe carioca foi para cima e abriu espaço para o Estudiantes, que conseguiu marcar logo no início, complicando ainda mais a situação do time alvinegro. Angeleri recebeu passe pela direita e chutou cruzado. O goleiro Renan não conseguiu segurar a bola morreu no fundo das redes.

Mesmo após o gol, o Botafogo não conseguia passar pela retranca argentina, sofrendo com a eficiência nos contra-ataques dos adversários. Até que aos 33min, mais um golpe do Estudiantes. O veterano Verón fez belo passe para Salgueiro na entrada da área botafoguense. O atacante chutou no canto esquerdo do goleiro e balançou as redes mais uma vez. Com isso, o time carioca precisava fazer cinco gols para conseguir a classificação.

Já sem o total apoio de sua torcida, que vaiava alguns jogadores, o Botafogo conseguiu diminuir. Renato Silva se aventurou no ataque o foi derrubado por Díaz dentro da área. Lúcio Flávio cobrou e converteu.

O elenco alvinegro ainda empatou. Após cobrança de escanteio aos 20min, a bola sobrou para o zagueiro André Luis, que arrematou para marcar o segundo do Botafogo. No entanto, a reação não foi suficiente para dar a classificação ao Botafogo.

0 comentários: