TVGolo.com - Novos Golos

20 de jun. de 2008

Em duelo de azarões, Turquia vence Croácia nos pênaltis

No duelo que colocou frente a frente dois dos grandes azarões à conquista do título da Eurocopa, a Turquia superou a Croácia na decisão por pênaltis (3 a 1), após um empate por 1 a 1, em Viena, na Áustria, em partida válida pelas quartas-de-final do torneio.

A Turquia conseguiu levar a partida para os pênaltis após um gol marcado aos 16min do segundo tempo da prorrogação. Esta é a "segunda virada" importante da equipe na competição.

Na primeira fase, eles já tinham conquistado a classificação como segundo colocado do Grupo A, ao marcar dois gols no final da partida contra a República Checa e vencer por 3 a 2.

Já a Croácia, que fez uma surpreendente primeira fase, terminando em primeiro do Grupo B, na frente da Alemanha, se despede de forma inesperada da competição.

A Turquia agora irá encarar a Alemanha, na semifinal da competição, na próxima quarta-feira. Os turcos tentam fazer história como na Copa do Mundo de 2002, quando terminaram na terceira colocação.

A equipe turca começou surpreendendo e chegou com perigo logo aos 7min do primeiro tempo. Tuncay Sanli recebeu pelo meio, achou espaço e chutou fraco, nas mãos de Pletikosa.

A Croácia respondeu dez minutos depois. Modric cruzou rasteiro da direita e Olic perdeu gol incrível. Atacante acertou a trave de Rustu. No rebote, Rakitic cabeceou por cima.

A equipe croata teve outra boa oportunidade aos 22min. Kranjcar recebeu livre pela esquerda, invadiu a área e cruzou por baixo. Hakan Balta afastou o perigo.

Os turcos tiveram a última chance de perigo da primeira etapa. Aos 37min, Mehmet Topal chutou forte, de fora da área, e a bola saiu rente à trave esquerda do gol croata.

A equipe croata começou o segundo tempo melhor na partida. Aos 5min, após bola jogada na área turca, Rustu saiu mal do gol e Olic quase marcou. Hakan Balta salvou em cima da linha.

A Croácia chegou novamente com perigo aos 26min. Petric cruzou da meia esquerda, Olic ganhou pelo alto e cabeceou rente à trave esquerda de Rustu.

No final da partida, a pressão dos croatas aumentou. Aos 37min, Srna cobrou a falta com categoria e Rustu espalmou para escanteio, fazendo grande defesa.

A última chance do tempo regulamentar aconteceu aos 44min. Modric recebeu na área pela direita e cruzou rasteiro. Olic, de carrinho, desviou para boa defesa de Rustu, que salvou a Turquia e levou a partida para a prorrogação.

Na primeira parte do tempo extra, a Turquia jogou melhor. Aos 4min, Tuncay Sanli invadiu a área pela esquerda e bateu cruzado. Pletikosa espalmou para escanteio.

A equipe turca chegou novamente com perigo aos 12min. Tuncay Sanli arriscou de fora da área e bola saiu com muito perigo, rente à trave direita de Pletikosa.

Após um começo de segundo tempo da prorrogação de forma lenta, o final do duelo reservou grandes emoções para os torcedores. Aos 14min, Modric pegou sobra na grande área, Rustu saiu mal do gol e o croata cruzou na cabeça de Klasnic, que concluiu para o fundo das redes.

Quando tudo levava a crer que os croatas iriam avançar na prorrogação, a Turquia arrancou um empate nos acréscimos. Rustu deu um chute para frente, a zaga croata não afastou e Semih Senturk bateu forte, no ângulo de Pletikosa.

Na decisão por pênaltis, a Croácia se mostrou abalada com o gol tomado no último minuto e desperdiçou três pênaltis: Modric e Rakitic chutaram para fora e Petric teve o pênalti defendido por Rustu, que comemorou a classificação da sua equipe à proxima fase.

0 comentários: