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4 de ago. de 2008

Clubes investem em sócios-torcedores; Inter já tem cerca de 80 mil cadastrados

O time gaúcho é a referência nacional, tem duas campanhas em ação para aumentar o número de sócios e pretende alcançar a marca de mais de 100 mil cadastros antes do centenário

A venda de jogadores ainda é responsável pela maior parte da receita dos clubes brasileiros, o Internacional, por exemplo, faturou em 2007 R$ 95,6 milhões em negociações, do total de R$ 155,881 milhões arrecados. No entanto, algumas equipes descobriram que há um investimento que também pode garantir um bom acréscimo no patrimônio do clube: os sócios.

De acordo com Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão de clubes da Casual Auditores Independentes, algumas equipes geraram uma receita respeitável com o aumento no número de sócios em 2007.

"O numero de sócios do Internacional cresceu 69% e gerou R$ 20,1 milhões. O Grêmio teve uma alta de 121% e alcançou R$ 18,1 milhões. Além deles, Figueirense e Atlético-PR também tiveram destaque no setor", afirmou Somoggi.

Segundo Decio Hartmann, vice-presidente administrativo do Internacional de Porto Alegre, a renda adquirida com a mensalidade dos sócios já representa 30% da receita do clube gaúcho.

"Estamos com duas campanhas em andamento: a Rio Grande Vermelho e a Cem Mil Sócios. Temos a intenção de alcançar os 100 mil sócios antes do centenário do clube, dia 4 de abril do ano que vem", disse Hartmann, após afirmar que o Colorado já tem cerca de 80 mil sócios.

Apesar da campanha do centenário, talvez o grande segredo do Internacional seja a campanha Rio Grande Vermelho. O clube registra grupos de torcedores por cidades do estado gaúcho ou em outros municípios brasileiros: é o que eles chamam de consulados. Cada cidade tem um consulado que, segundo Hartmann, não recebe nenhuma ajuda de custo da equipe e ainda consegue mais sócios para o clube.

"Um ou mais torcedores resolvem montar o consulado, onde se reúnem para ver jogos, fazer churrascos e jantares. Duas vezes por semana escolhemos uma cidade para fazermos uma caravana com jogadores, troféus e diretores do clube", afirmou o vice-presidente administrativo do Inter, que garante que já existem mais de 400 consulados Colorados espalhados pelo país.

Em fevereiro deste ano, a revista francesa L'Equipe divulgou uma pesquisa com os dez clubes com maior número de sócios do mundo. Entre eles estavam Benfica (POR): 170,6 mil sócios; Barcelona (ESP): 157,1 mil; Manchester United (ING): 151 mil; Bayern de Munique (ALE): 146,5 mil; Porto (POR): 115,4 mil; Sporting (POR): 93,7 mil; Real Madrid (ESP): 92,7 mil; River Plate (ARG): 82,1 mil; Schalke 04 (ALE): 72,4 mil; e Juventus (ITA): 68,2 mil.

Se considerado os números atuais, o Inter estaria presente no ranking internacional. Mas, mais do que o orgulho de estar perto de integrar a lista, os colorados se gabam de economizar verba com os torcedores.

"O consulado de Curitiba nos fornece todo o material de higiene das categorias de base do clube. Eles organizam jantares, festas e arrecadam um bom dinheiro", explica Hartmann.

Estádio
O Internacional é o exemplo do que uma boa campanha de marketing pode fazer. Porém, isso não é o suficiente. Grandes clubes como Flamengo, Fluminense, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG ainda não têm um estádio particular com boa capacidade de público e aptos para receber uma partida de futebol.

"O Atlético-MG começou um projeto para sócios de futebol em 2001, mas isso nunca deu muito certo. Desde 2006, o clube está estudando o assunto, mas tem o problema do estádio, já que o Mineirão ficará parado por dois anos para reforma devido à Copa do Mundo e não temos outro estádio", disse Álvaro Cotta, gerente de marketing do clube mineiro.

Por outro lado, o Atlético-PR, citado por Amir Somoggi, da Casual Auditores Independentes, como um dos clubes que teve ascensão no numero de sócios, garante que ter um estádio moderno contribui e facilita o programa de sócios.

"A qualidade de conforto da arena, com estacionamento e praças de alimentação faz diferença, praticamente nenhum clube tem isso. No Atlético-PR você escolhe o lugar que vai sentar sempre e depois de um ano você pode votar", ressalta João Souza, diretor de relacionamento do Atlético-PR.

Segundo o especialista em marketing Amir Somoggi, outros atrativos como lojas e praça de alimentação podem engordar ainda mais os cofres dos times. "Na Europa, os clubes ganham dinheiro com a venda antecipada de ingressos e com o chamado 'Match Day', que é toda a receita arrecadada além da bilheteria. Os carnês usados pelas equipes européias possibilitam um aumento no valor do ingresso, por isso, clubes como Arsenal e Manchester cobram, em média, 50 a 70 euros por entrada".

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