TVGolo.com - Novos Golos

11 de set. de 2008

Cientistas dizem que Bolt correria 9s55 em Pequim

O velocista jamaicano Usaín Bolt assombrou o mundo ao faturar dois ouros olímpicos e quebrar o recorde mundial de duas provas tradicionais do atletismo nos Jogos Olímpicos de Pequim, os 100 e 200 metros rasos. Nas duas ocasiões, o desempenho de Bolt foi tão impressionante que ele chegou a diminuir o ritmo nos finais das corridas para comemorar sua vitória já garantida, tamanha a vantagem para seus adversários.

No entanto, segundo um grupo de cientistas noruegueses, a celebração do jamaicano na finalíssima dos 100 metros lhe custou 0s14 do tempo final que foi de 9s69, novo recorde mundial. Ou seja, Bolt poderia ter registrado uma marca ainda mais baixa, informou nesta quinta-feira o jornal britânico The Guardian.

Hans Eriksen, do Instituto de Astrofísica Teórica da Universidade de Oslo, e seus colegas analizaram na televisão as cenas da corrida, focando em Bolt e no norte-americano Richard Thompson, que terminou na segunda colocação. Ambos os velocistas diminuíram seus ritmos nos últimos segundos da prova.

Se Bolt tivesse reduzido seu tempo da mesma forma que fez Thompson teria conseguido um tempo de 9s61. No entanto, os cientistas acharam a previsão um tanto conservadora, e mudaram para o tempo de 9s55 caso o corredor não tivesse desacelerado tão bruscamente.

"Isto não quer dizer que seria o resultado final", disse Eriksen para a revista New Scientist. "É uma divertida aplicação simples de física, e que fizemos no melhor que podemos", acrescentou.

É difícil obter medições precisas de metragem com as imagens da televisão, que registram 30 frames por segundo ou menos, disse Mateo Bundle, da Universidade de Wyoming, que realizou estudos sobre a locomoção humana. No entanto, Bundle considerou os resultados dos norugueses como razoáveis.

0 comentários: