TVGolo.com - Novos Golos

4 de set. de 2008

Sem brilhar, Federer vai à semi em NY

Roger Federer não jogou seu melhor tênis, mas também não precisou. Com um tênis constante e contando com 32 erros não-forçados do adversário, o número 2 do mundo garantiu um lugar nas semifinais do US Open. Por 3 sets a 0, com parciais de 7/6(5), 6/4 e 7/6(5), ele derrubou o luxemburguês Gilles Muller, que saiu do qualifying, nesta quinta-feira.

Atual tetracampeão do Grand Slam americano, Federer chega à marca de 33 vitórias consecutivas em Flushing Meadows (um triunfo por W.O., em 2004, não entra na conta oficial) e alcança sua 18ª semifinal em seqüência em torneios deste nível.

A última vez que o suíço não ficou entre os quatro melhores de um Grand Slam foi em 2004, eliminado de Roland Garros pelo brasileiro Gustavo Kuerten na terceira rodada.

Contra quem quer que seja seu próximo adversário, Federer fará, nas semifinais, uma reedição de final do US Open. Novak Djokovic, vice em 2007, e Andy Roddick, vice em 2006, se enfrentarão na noite desta quinta-feira para decidir quem duelará com o suíço por uma vaga na decisão.

Susto e set points desperdiçados
Durante boa parte da primeira parcial, Federer não conseguiu ameaçar o saque de Muller, que fez sets aces. O luxemburguês foi quem teve a primeira chance de quebra, que veio no oitavo game. Um erro de devolução, porém, acabou com o susto de Federer, que aproveitou a bobeira e confirmou o saque.

No 12º game, o suíço teve cinco set points, mas não aproveitou nenhum, e a parcial foi para o tie-break. O game de desempate foi marcado por erros dos dois tenistas. Uma passada de backhand na paralela, única bola vencedora do suíço, lhe deu o mini-break decisivo. Com o saque, no ponto seguinte, Federer aproveitou e selou o set.

A segunda parcial não foi muito diferente da primeira, só que Federer capitalizou quando teve chances de quebra. No nono game, após Muller cometer uma dupla falta, o suíço ganhou três break points. No terceiro deles, conseguiu uma passada de direita na paralela e conseguiu a quebra.

O terceiro set teve enredo parecido. Federer teve as duas chances de quebra da parcial no nono game, mas não aproveitou. Muller se salvou e, mais uma vez, forçou o tie-break. Desta vez, Muller começou melhor o desempate e abriu 4/1. A partir daí, no entanto, Federer não errou mais. Encaixou dois bons saques, contou com dois erros não-forçados do oponente, e fechou o jogo com uma passada cruzada de backhand.

0 comentários: