TVGolo.com - Novos Golos

30 de out. de 2008

Tsonga elimina Djokovic e pega Roddick em Paris

Em uma partida equilibrada, o francês Jo-Wilfried Tsonga, cabeça-de-chave número 13, venceu o terceiro pré-classificado do Masters Series de Paris, o sérvio Novak Djokovic. Nesta terça-feira, o tenista local venceu o número três do mundo por 2 sets a 0, parciais de 6/4, 1/6 e 6/3, e se classificou às quartas-de-final da competição, onde enfrenta o norte-americano Andy Roddick.


Com a nova queda precoce, Djokovic falha pela quarta vez consecutiva na tentativa de figurar entre os oito melhores tenistas do Masters francês. Para piorar, dá seqüência à série de resultados ruins, já que havia caído exatamente nesta fase há duas semanas, quando atuou em Madri.

Muito agressivo e eficiente tanto no serviço quanto nas subidas à rede, Tsonga encarou mais uma partida dramática assim como já havia feito na primeira rodada, em que superou de virada o tcheco Radek Stepanek. Depois de começar bem a partida, o francês perdeu totalmente o foco no segundo set, quando parecia acusar dores na perna esquerda.

No entanto, a pequena lesão não o impediu de voltar a mostrar seu melhor jogo na terceira parcial. Aparentemente recuperado depois de pedir atendimento médico, o vice-campeão do Aberto da Austrália, onde foi derrotado justamente pelo adversário de hoje, quebrou o serviço de Djokovic logo no segundo game e dominou o marcador até fechar por 6/3.

Classificado, Tsonga não só disputará vaga nas semifinais em Paris contra Andy Roddick como mantém vivo o sonho de disputar de forma inédita a Masters Cup. Com as eliminações de Juan Martín del Potro e Gilles Simon no torneio francês, o número 14 do planeta só depende de seus resultados para chegar à Copa do Mundo: precisa no mínimo ser vice-campeão diante de seus compatriotas.

Roddick garantido em Xangai
Tudo estava preparado no Masters Series de Paris para mais uma vitória de Gilles Simon, que poderia se colocar muito próximo da Masters Cup, mas a seqüência de boas campanhas do tenista local parou no encontro com Andy Roddick. Muito firme, o norte-americano que já entrou em quadra garantido na competição que encerra a temporada celebrou sua vaga com uma convincente vitória por sets diretos de 6/3 e 7/5.

Vivendo a melhor fase da carreira, Simon chegou há duas semanas à primeira final de Masters Series da carreira, em Madri, em resultado que o fez furar o top 10 do ranking de entradas e virar favorito para avançar à Copa do Mundo do tênis. No entanto, a vitória nesta quinta-feira sobre Roddick, que poderia colocá-lo a um passo de cumprir o objetivo, não veio: mais agressivo e muito forte no serviço, o norte-americano não deu chances ao rival e fez a tristeza da torcida da casa.

Desse modo, Simon segue no oitavo posto da Corrida dos Campeões ainda como favorito para jogar a Masters Cup, porém aguardará a definição de outros resultados. Ele ficará fora da competição se um de seus rivais diretos irem longe em Paris: James Blake e Jo-Wilfried Tsonga, que já estão nas quartas, teriam de ir à final para ultrapassar o francês, enquanto David Nalbandian, Fernando Verdasco e Gael Monfils só o fariam em caso de título.

Roddick, por sua vez, está tranqüilo quanto à sua viagem para Xangai. Devido à derrota de Juan Martín del Potro na preliminar desta quinta para David Nalbandian, o norte-americano já entrou em quadra com passagem garantida à China e agora só tem a missão de fazer uma boa preparação nas quadras francesas.

0 comentários: