TVGolo.com - Novos Golos

18 de mai. de 2008

Nadal supera desgaste físico e conquista o título do Masters Series de Hamburgo

Espanhol impede o quinto título de Roger Federer no saibro alemão, e iguala marca histórica de Pete Sampras de 11 Masters Series conquistados

Rafael Nadal vence Roger Federer e conquista o seu primeiro Masters Series de Hamburgo
Em uma partida espetacular, o espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo, pela primeira vez na carreira, o título do Masters Series de Hamburgo. O número dois do mundo bateu, na decisão, o suíço Roger Federer por 2 sets a 1 (7/5, 6/7 (3) e 6/3), em 2h52m. Com o título no saibro alemão, Nadal, de apenas 21 anos de idade, chega aos 11 Masters Series conquistados, e iguala a marca de Pete Sampras, que chegou aos 11 títulos em 15 anos de carreira. No confronto direto com Federer, Nadal aumenta a vantagem para 10 vitórias contra seis derrotas em todos os pisos, e para oito vitórias contra apenas uma derrota no saibro.

O primeiro set começou com Federer demonstrando concentração e grande vigor físico, provavelmente por estar mais descansado que Nadal, que enfrentou uma maratona de mais de três horas contra o sérvio Novak Djokovic na semifinal, enquanto o suíço passou por Andreas Seppi em pouco mais de uma hora de jogo. Com uma confirmação de serviço e uma quebra nos dois primeiros games, o número um do mundo abriu 2 a 0 em apenas seis minutos de jogo. Com tranqüilidade, e demonstrando maturidade, Federer manteve o ritmo no game seguinte, fazendo 3 a 0. Nadal, por sua vez, cometia diversos erros não-forçados, mostrando uma imprecisão pouco comum.


Nadal conseguiu sua primeira confirmação de serviço no quarto game, após três erros não-forçados de Federer. O espanhol mostrava claramente que não estava à vontade em quadra no início do primeiro set, enquanto o suíço jogava com desenvoltura e conseguia deslocar Nadal de um lado para outro da quadra, provocando maior desgaste físico no número dois do mundo. Mesmo assim, Nadal conseguiu seu primeiro break-point após dois novos erros de Federer, mas atual campeão de Hamburgo salvou com uma combinação de saque e voleio, e confirmou o serviço com dois aces, fazendo 4 a 1, mostrando estar mais inteiro em quadra.

Atendimento médico muda o jogo em favor de Nadal
A boa colocação dos golpes deu a Federer a chance de jogar no saibro como se estivesse na grama, usando as subidas à rede com precisão, já que Nadal dificilmente conseguia devolver com a mesma precisão os golpes do suíço. No sexto game, após duas subidas vencedoras e uma passada em diagonal, Federer conseguiu três break-points e, com um erro do espanhol, quebrou novamente o saque do adversário, fazendo 5 a 1 com extrema facilidade. Aproveitando os erros de Federer no sétimo game, Nadal conseguiu diminuir a diferença com uma quebra de saque. No intervalo, o espanhol pediu atendimento médico, sentindo dores no músculo posterior da coxa direita, provavelmente em conseqüência do desgaste sofrido na partida semifinal. Mesmo aparentando dores, o espanhol voltou à quadra, e confirmou o saque, diminuindo a vantagem do suíço para 5 a 3.

A paralisação pareceu fazer bem para Nadal, e mal para Federer. O espanhol passou a empregar mais força em seus golpes, e a ter mais precisão. Com isso, surpreendeu o suíço ao quebrar novamente seu saque, fazendo 5 a 4. Com uma nova confirmação, o espanhol empatou a partida em 5 a 5, para delírio do público, que vibrava por finalmente ter diante de si uma grande final.

Com muita desenvoltura em quadra, e parecendo recuperado das dores musculares, Nadal assumiu o controle da partida e quebrou o saque de Roger Federer no 11º game, fazendo 6 a 5 e, com a confirmação do saque no game seguinte, fechou o primeiro set em 7 a 5, em uma hora de jogo. Curiosamente, o espanhol não vibrou após vencer o set, encaminhando-se calmamente para descansar.

No segundo set, Nadal manteve o panorama da primeira parcial. Bem a seu estilo, o espanhol chegava em todas as bolas, e acertava golpes potentes e bem colocados, deslocando Federer e conseguindo quebrar o saque do suíço para fazer 1 a 0. Em desvantagem, o número um do mundo decidiu voltar à estratégia do início do jogo, quando pressionou o espanhol e conseguiu boas subidas à rede. A tática voltou a funcionar, e Federer devolveu a quebra de saque a Nadal e confirmou o serviço no game seguinte, virando o placar para 2 a 1.

Federer vence segundo set no tie-break
Percebendo que estava no caminho certo, Federer ganhou confiança e passou a deslocar Nadal novamente de um lado para o outro da quadra, alternando passadas precisas com subidas rápidas à rede. O espanhol sentiu e cedeu nova quebra de saque ao suíço, que fez 3 a 1. Os tenistas mantiveram seus serviços até o nono game, quando Nadal quebrou o saque de Federer com uma passada em diagonal sensacional, diminuindo a vantagem do rival para 5 a 4 e, em seguida, sacou para empatar o set em 5 a 5, irritando o suíço.

No 11º game, que teve lances espetaculares de ambos os lados, Nadal teve três break-points, mas Federer conseguiu inverter a vantagem do espanhol e confirmar seu serviço, vibrando muito. Após nova confirmação de serviço de Nadal, a decisão do set foi para o tie-break.

No game de desempate, após duas trocas de mini-breaks, Nadal cometeu um erro não-forçado, deixando Federer com 4 a 2 no placar. O suíço conquistou mais um ponto (5 a 2) antes do espanhol cometer mais um erro não-forçado na rede, cedendo três set points a Federer (6 a 3). O número um do mundo não deu chance ao azar, e com uma bela devolução de saque, fechou o game por 7 a 3, fechando o set em 1h04m, levando o jogo para o terceiro set.

O terceiro set teve o domínio de Rafael Nadal desde o início. O espanhol conseguiu uma quebra de saque no quarto game e, com uma confirmação de serviço no game seguinte, abriu 4 a 1, ficando a apenas dois games do título. Jogando com muita intensidade, Nadal não diminuiu o ritmo após conquistar a vantagem, e manteve a concentração para confirmar seus games de serviço e fechar o set por 6 a 3, em 48 minutos, chegando ao título inédito em sua carreira.

0 comentários: