TVGolo.com - Novos Golos

11 de ago. de 2008

Com bronze, judoca ganha 1ª medalha do Brasil e faz história

Com um bronze, a judoca Ketleyn Quadros, 20 anos, deu a primeira medalha ao Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na manhã desta terça-feira (horário de Brasília), terceiro dia de competições, a atleta venceu a australiana Maria Pekli na categoria leve (até 57 kg). Além disso, a brasiliense entrou para a história como a primeira medalhista mulher do País em esportes individuais.

Ao todo, o judô brasileiro conquistou 13 medalhas na modalidade, incluindo a conquista de Ketleyn: duas de ouro, três de prata e oito de bronze.


Desde os primeiros minutos de luta, a brasileira atacou a australiana. Recuada, Pekli acabou comentendo infração e deu um ponto de vantagem para Ketleyn, quando restavam 2min33s para o término da luta.

A australiana, 36 anos, muito mais experiente que Ketleyn, tentou reagir aos golpes da brasileira, mas demonstrava cansaço. Mesmo assim, a lutadora sul-americana acabou se entusiasmando mais que o nomal e também acabou penalizada, empatando o placar em 1 a 1 a 0min33s do final.

A decisão do combate foi para a morte súbita, onde a brasileira levou a melhor. Após uma falsa ameaça de dupla falta da australiana, quando restavam 2min34s para o final, Ketleyn conseguiu aplicar um wazari decisivo, aos 36 segundos, que selou a conquista da primeira medalha brasileira na Ásia.

Na trajetória de Ketleyn em Pequim, a lutadora bateu a sul-coreana Sinyoung Kang por um wazari. Na segunda luta, entretanto, a brasiliense perdeu a chance de disputar o ouro ao cair por um koka para a holandesa Deborah Gravenstijn, medalha de bronze nos Jogos de Atenas, em 2004.

Na repescagem, a brasileira superou atletas de respeito, como a espanhola Isabel Fernardez e a japonesa Aiko Sato, respectivamente segunda e terceira colocada no último Mundial da modalidade.

Na disputa da medalha de ouro, a judoca italiana Giulia Quintavalle derrotou a holandesa Deborah Gravenstijn.

O outro bronze ficou para a chinesa Yan Xu, que passou pela francesa Barbara Harel.

0 comentários: