TVGolo.com - Novos Golos

8 de set. de 2008

Federer leva penta do US Open e "salva" temporada

Bastou uma hora e 51 minutos para se conhecer o vencedor do US Open, em Nova Iorque. Em sets diretos, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/2, o suíço Roger Federer derrotou o britânico Andy Murray nesta segunda-feira e conquistou o pentacampeonato do torneio, seu primeiro Grand Slam na temporada.

Em uma temporada incomum na carreira, Federer foi superado nas finais de Roland Garros e Wimbledon pelo espanhol Rafael Nadal e eliminado por Novak Djokovic na semifinal do Australia Open.

Com o triunfo nos Estados Unidos, ele ultrapassa assim o australiano Roy Emerson, fica a um Grand Slam do recordista norte-americano Pete Sampras e se torna o primeiro jogador desde Bill Tilden, em 1924, a conquistar cinco títulos do US Open seguidos.

Desse modo, ele ainda salva o ano ruim, em que foi ultrapassado por Nadal no ranking de entradas da ATP, depois de mais de quatro anos no topo. Em 2008, Federer havia conquistado os torneios de Halle, na Alemanha, e Estoril, em Portugal.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, o tenista suíço caiu na disputa de simples, mas minimizou a campanha com o ouro nas duplas, jogando ao lado de Stanislas Wawrinka.

Murray, por sua vez, não conseguiu repetir a boa partida que fez diante de Nadal, na semifinal, que o classificou para a decisão, e foi superado nesta segunda com facilidade.

O jogo
O primeiro game mostrou que o ex-número um do mundo estava em boa forma. Perfeito no saque, o suíço fez 40 a 0, sem dar chances para Murray.

Federer conseguiu sua primeira quebra no sexto game. O número seis do Ranking da ATP errou muito e perdeu por 40 a 15. Pouco depois, o então tetracampeão do US Open quebrou novamente o saque do britânico e fechou o primeiro set por 6 a 2.

No segundo set, Federer quebrou o serviço de Murray logo no segundo game, fazendo 2/0. No entanto, o número seis do mundo devolveu a quebra na seqüência.

Os dois jogadores seguiram confirmando seus serviços até que Federer quebrou novamente o saque do escocês, com um sonoro 40 a 0 e ficou a um set do pentacampeonato.

Murray deu a impressão de que não ia mais resistir ao jogo consistente de Federer e chegou a estar perdendo por 4/0 no terceiro set, após duas quebras a favor do suíço.

Quando perdia por 5/1, Murray ainda conseguiu quebrar o serviço do suíço, que sacava para o título. No entanto, Federer se recuperou no game seguinte e conseguiu garantir seu único Grand Slam no ano.

0 comentários: