TVGolo.com - Novos Golos

8 de set. de 2008

Natação volta a impulsionar Brasil no quadro de medalhas

A natação brasileira confirmou sua força nesta segunda-feira nos Jogos Paraolímpicos de Pequim. Depois de ter conquistado uma medalha de ouro no dia anterior, com Daniel Dias, os nadadores brasileiros voltaram a ficar no lugar mais alto do pódio, mesmo sem contar com a força de Clodoaldo Silva, reclassificado às vésperas das disputas no Cubo d'Água.


Daniel Dias conquistou sua segunda medalha de ouro em Pequim na prova dos 50m costas, categoria S5. Na mesma prova, Clodoaldo Silva não passou das qualificatórias - obteve apenas o décimo tempo, dos 14 competidores que brigavam por uma vaga na final. Também nos 50m costas S5, Francisco Avelino ficou em sétimo na decisiva.

A outra medalha de ouro brasileira no Cubo d'Água nesta segunda foi obtida por André Brasil, nos 100m borboleta, categoria s10. Ele não tomou conhecimento dos rivais e, não bastasse ter ficado com o primeiro lugar, ainda diminuiu em mais de um segundo o recorde mundial, que já era dele antes: caiu de 57s55 para 56s47.

Ainda nas águas do Cubo d'Água, quem voltou a se destacar foi a sul-africana Natalie du Toit. Ela, que já havia participado dos Jogos Olímpicos na maratona aquática, ganhou a sua segunda medalha de ouro na Paraolimpíada ao vencer os 100m livre na categoria S9, com direito a quebra de recorde olímpico.

O segundo dia de competições da Paraolimpíada de Pequim marcou também o início das disputas no atletismo, no Estádio Ninho de Pássaro, com outro sul-africano como destaque. Oscar Pistorius se classificou com facilidade para a final dos 100 m, categoria T44, em sua estréia em Pequim. Ele também havia tentado disputar os Jogos Olímpicos na capital chinesa, mas acabou não se classificando, após ganhar uma decisão favorável da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Dentre os brasileiros que entraram na disputa no Ninho de Pássaro, Adria dos Santos e Terezinha Guilhermina foram às finais dos 100 m rasos, classe T11, enquanto que Sirlene Guilhermino se garantiu na decisão da classe T12. Entre os homens, quem avançou a uma final foi Yohansson Nascimento nos 200 m rasos, categoria T46. No lançamento de dardo, Paulo Souza chegou perto de ficar com uma medalha, mas acabou na quarta posição da classe F35-36.

No judô, o Brasil voltou a subir no pódio nesta segunda com Daniele Silva. Ela foi bronze na categoria até 57 kg ao superar a argelina Mounia Karkar, por um wazari. Em compensação, no ciclismo de pista, Soelito Gohr deixou a medalha escapar ao ficar em quarto na perseguição individual, categoria LC1.

Nos esportes coletivos, quem se deu bem foi a Seleção de Futebol de 7, que estreou com vitória por 1 a 0 sobre a Holanda. Quem também venceu em sua estréia foi a equipe feminina de goalball, que superou o Canadá por 6 a 5.

Em contrapartida, as Seleções de Basquete e o time de vôlei sentado voltaram a perder. No basquete, o Brasil foi derrotado por Estados Unidos, no masculino, e Austrália, no feminino, ficando ambos os times em situações delicadas em seus respectivos torneios. Já no vôlei sentado, o Irã foi o algoz do Brasil, que agora conhece dois revezes em dois confrontos disputados.

Com as conquistas desta segunda-feira, o Brasil ganhou duas posições no quadro geral de medalhas. Nono lugar no domingo, o País agora é o sétimo na relação.

0 comentários: