TVGolo.com - Novos Golos

24 de nov. de 2008

Série A > 36ª rodada

Palmeiras supera Ipatinga e volta ao G-4

O Palmeiras voltou ao G-4 do Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo. Dentro de casa, o time paulista retornou ao grupo dos classificados à Copa Libertadores após bater o Ipatinga por 2 a 0, em jogo válido pela 36ª rodada.

Sem chances de conquistar o título, o Palmeiras chega aos 64 pontos ganhos e assume o quarto lugar. O Ipatinga segue com apenas 34 pontos, na lanterna do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo. Em Salvador, o Palmeiras duela com o Vitória, enquanto o Ipatinga joga contra o Grêmio, em Minas Gerais.
O Palmeiras saiu na frente logo aos 13min de jogo. Evandro cobrou escanteio do lado esquerdo e Maurício desviou de cabeça. Kléber pegou a sobra e estufou as redes.

A equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo quase fez o segundo dois minutos depois. Kléber invadiu a área pela direita, seguiu na jogada após empurrão de Gian e bateu cruzado, pela linha de fundo.

O segundo gol do time da casa saiu aos 36min da etapa inicial, após falta de Sílvio em cima de Alex Mineiro. Martinez bateu com força, Fernando deu rebote e Pierre completou.

Sem oferecer perigo ao Palmeiras, o Ipatinga ficou em situação ainda mais delicada a partir dos 12min do segundo tempo. Após chutar Kléber no chão, Leandro Salino recebeu o cartão vermelho e deixou seu time com um a menos.

Em superioridade numérica, o Palmeiras teve a chance de fazer o terceiro aos 24min da etapa complementar. Kléber recebeu de Evandro na cara do gol, mas parou na boa saída de Fernando.
A última boa oportunidade de marcar foi criada pelo Ipatinga, três minutos antes do final. Em boa jogada individual, Adeílson arrancou pelo meio, passou por dois e chutou por cima diante do goleiro Marcos.
São Paulo bate Vasco e pode ser tri na próxima rodada

O São Paulo pode conquistar seu terceiro título brasileiro consecutivo na próxima rodada. Na tarde deste domingo, o time tricolor bateu o Vasco por 2 a 1, em São Januário, e ficou mais perto da sexta taça nacional de sua história. De quebra, assegurou uma vaga na Copa Libertadores e deixou o rival carioca mais perto da Série B.

Assim, o São Paulo chega aos 71 pontos e aumenta sua vantagem em relação ao Grêmio, vice-líder com 66 pontos. Com um triunfo sobre o Fluminense no próximo domingo, no Morumbi, o time tricolor garante a taça.
O Vasco, por sua vez, se complica ainda mais. Com 37 pontos ganhos, o time cruzmaltino aparece no 18º lugar, dentro da zona de rebaixamento. No próximo domingo, o duelo é com o Coritiba, no Couto Pereira.

O São Paulo jogou de forma inteligente e saiu na frente aos 21min do primeiro tempo. Matheus agarrou Hernanes na entrada da área e o árbitro Leonardo Gaciba marcou falta. Jorge Wagner bateu com precisão e abriu o placar.

O time da casa respondeu logo em seguida. No minuto seguinte, Wagner Diniz desceu pela direita e cruzou. Anderson desviou para trás e Rogério Ceni evitou o gol contra.

O Vasco, porém, chegou ao empate aos 30min. Mádson avançou pelo meio e bateu de fora da área. A bola desviou no zagueiro Miranda e encobriu o goleiro Rogério Ceni: 1 a 1.

Logo no começo do segundo tempo, o São Paulo retomou a vantagem. Aos 3min, Jorge Wagner bateu escanteio do lado esquerdo e a zaga não cortou. Hugo dominou no peito e fuzilou o goleiro Rafael.

Aos 32min, o Vasco perdeu um gol incrível. Mádson entrou em velocidade pela esquerda e cruzou. A bola sobrou na cara do gol para Edmundo, que bateu por cima.

Na última boa chance do São Paulo na partida, a seis minutos do final do tempo regulamentar, Richarlyson recebeu livre na entrada da área e chutou cruzado, com perigo para o goleiro Rafael.

No fim, Cruzeiro bate Fla e fica perto da Libertadores

Com um gol marcado nos último minutos do duelo deste domingo, o Cruzeiro ficou mais próximo de garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. Já sem chances de título nacional, com a vitória do São Paulo sobre o Vasco, o time mineiro passou pelo Flamengo por 3 a 2 e tomou do rival a terceira posição do Campeonato Brasileiro, após 36 rodadas disputadas.

A vitória garantida nos minutos finais leva o time da Toca da Raposa aos 64 pontos, agora um a mais que os adversários da Gávea, que perderam a posição no grupo de acesso à Libertadores com a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre o Ipatinga, no Palestra Itália.
Mesmo sem poder contar com seus dois principais homens de ataque - Wagner (suspenso) e Guilherme (machucado) -, o Cruzeiro começou aproveitando o incentivo da torcida e partiu para cima do rival nos primeiros minutos. E em uma bobeira do goleiro Bruno, os mandantes ficaram perto de abrir o placar.

Aos 4min, o árbitro Carlos Eugênio Simon marcou um recuo de bola para o goleiro Bruno, que pegou com as mãos e ficou revoltado com o juiz. Mas na cobrança, os mandantes não souberam aproveitar e finalizaram na barreira.

O Cruzeiro criou nova boa chance aos 19min, em rápida jogada de Gérson Magrão pela esquerda, que cruzou na pequena área para Jajá furar e ficar caído no gramado. O atacante por pouco não de redimiu em seguida, aos 23min, quando recebeu na área e bateu com categoria, acertando o travessão de Bruno, que já estava batido no lance.

De tanto insistir, o time da casa abriu o placar aos 32min, em nova boa trama do setor ofensivo, que sempre contava com os avanços dos jogadores de trás. Dentro da área, o volante Ramires esperou a passagem de Fernandinho e deu grande passe para o lateral, que bateu de primeira.

Só após levar o gol o Flamengo conseguiu ir à frente a ameaçar os donos da casa. Na primeira chegada com perigo, o goleiro Fábio impediu em cabeçada de Íbson. Na seqüência, o arqueiro voltou a trabalhar para evitar que a bola chegasse até Marcelinho Paraíba, em cruzamento de Juan.

Na volta para o intervalo, o Cruzeiro retomou o domínio e já chegou bem no primeiro minuto, em boa tabela de Jonathan e Ramires, que Bruno saiu do gol para interceptar. Na seqüência, aos 4min, o volante quase marcou o seu ao bater para fora da entrada da área.

No entanto, quem balançou as redes foi o Flamengo, aproveitando momento de desatenção da defesa celeste. Após cruzamento de Marcelinho Paraíba, Íbson subiu livre para testar para as redes e empatar o jogo no Mineirão.

De volta à igualdade, o Cruzeiro foi à frente e criou chances. Aos 15min e aos 19min, Jajá e Fabrício só não marcaram porque foram parados por boas defesas de Bruno, que com a atuação, salvava os flamenguistas. No entanto, aos 20min, ele nada pôde fazer quando Thiago Ribeiro ficou na cara do gol e bateu com categoria para marcar o segundo dos mandantes.

No entanto, depois de chance despediçada por Gerson Magrão, o Flamengo ainda conseguiria novo empate aos 26min, que manteria a equipe do Rio de Janeiro à frente do Cruzeiro na briga por vaga na Libertadores. Em jogada individual, o atacante Obina recebeu cruzamento e, de costas para a zaga, girou e bateu rasteiro, sem dar chances a Fábio.

Após conseguir novamente igualar, o Flamengo teve nos pés do Juan a chance da virada. Em subida de Leonardo Moura pela direita, o goleiro Fábio não conseguiu cortar o cruzamento e a bola sobrou livre para o lateral que, desequilibrado, tocou para fora, aos 29min.

Já quando a partida dava sinais que ficaria empatada, os mandantes trocaram passes próximo à área e chegaram ao gol da vitória. Depois de se movimentar bem, Ramires recebeu passe de Fabrício e, em boa situação, bateu no canto para vencer Bruno.

Em final emocionante, o Flamengo ainda teve as chances de novo empate nos pés de Diego Tardelli. Dentro da área, o atacante passou por dois e bateu rasteiro, para boa defesa de Fábio, que se esticou e jogou para escanteio.
Já nos acréscimos, o ex-são-paulino recebeu dentro da área e caiu após um choque com a zaga. Revoltado pela não-marcação do pênalti, o jogador reclamou muito com a arbitragem e acabou recebendo o cartão vermelho. Ao final do jogo, Fábio Luciano recebeu a mesma punição do colega, pelo mesmo motivo.

Na próxima rodada, a penúltima da competição, o Cruzeiro terá a missão de sustentar a terceira posição fora de casa. No domingo, o time de Adílson Batista encara o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, o Flamengo voltará a contar com a força de sua torcida no Maracanã, diante do Goiás.

Vitória triunfa e afasta Grêmio do líder

O sonho gremista de chegar à terceira conquista do Campeonato Brasileiro ficou ainda mais difícil neste domingo. Pelo complemento da 36ª rodada, o time gaúcho foi até Salvador, no Estádio Barradão, e acabou surpreendido pelo Vitória, que triunfou por 4 a 2 e encerrou uma seqüência de sete partidas sem êxito.

Para piorar ainda mais a situação do Grêmio, o São Paulo conseguiu vencer o Vasco em São Januário (2 a 1). Com isso, os paulistas somam 71 pontos, enquanto os gaúchos permanecem estacionados nos 66, mantendo a segunda posição.

São cinco pontos de diferença para serem tirados em dois jogos restantes. Um novo êxito do time do Morumbi define a disputa.

Se a taça ficou distante, o Grêmio agora precisa correr para selar sua vaga na Copa Libertadores, competição em que chegou à final em 2007.

A equipe terá pela frente, no próximo domingo, o Ipatinga, no interior mineiro, e encerra sua participação no dia 7 de dezembro, frente ao Atlético-MG, no Olímpico. A princípio, depende apenas de si para se garantir, com duas vitórias nesses duelos.

Alheio às disputas de cima da tabela, o Vitória encerra um jejum de êxitos que perdurava desde 2 de outubro, quando superou a Portuguesa por 3 a 1, em casa. Desde então foram cinco derrotas e apenas dois empates.

O clube baiano soma 48 pontos, sobe à décima colocação e fica a apenas um empate de se garantir matematicamente na próxima Copa Sul-Americana. O time terá pela frente o Palmeiras, no próximo domingo, no Barradão, e encerra a trajetória frente ao Vasco, dia 7 de dezembro, em São Januário.

No duelo de hoje, por tudo o que envolvia, não teve como as polêmicas ficarem de fora. Dirigentes e jogadores do Vitória, sem admitirem terem recebido algum benefício em dinheiro, defenderam o uso da "mala branca" de rivais dos gaúchos na luta por título ou vaga na Libertadores.

Independente disso, falava-se de mais um reencontro do técnico dos baianos, Vágner Mancini, com o Grêmio, clube que lhe demitiu no começo do ano, quando ele ainda estava invicto no cargo.
O Grêmio parecia ter superado as polêmicas e o nervosismo. Ia bem em campo, tanto que, aos 25min de jogo, abriu o placar. Souza carregou pela direita, cruzou na área e Anderson Martins desviou contra a própria rede.

A alegria gremista foi grande e, por mais de 30 minutos, o otimismo gaúcho pode ser extravassado. Àquela altura, o Vasco ia segurando um empate com o São Paulo e, com a combinação de resultados, o time do Olímpico retomava a liderança.

A situação começou a mudar aos 4min da etapa final. Após perderem boas chances de ampliar a vantagem, os gremistas viram o rival surpreender. Willians acertou belo passe para Leandro Domingues, que dominou no peito e tocou por cima de Victor para empatar: 1 a 1.

Enquanto no Rio o São Paulo virava, em Salvador, o Grêmio afundava. Aos 14min, Amaral, que já tinha amarelo, levou outro após falta em Leandro Domingues e foi expulso. Aproveitando o embalo, o Vitória marcou mais um três minutos depois. Marcelo Cordeiro cruzou, Hélder falhou e Willians fez.

Foi a senha para o incrível crescimento de produção do Vitória em campo. Em cinco minutos, foram dois gols para os mandantes. Aos 25min, Willians entrou na área pela direita - de novo - e rolou curto. Marquinhos deixou passar, o experiente Jackson dominou e finalizou no canto do arqueiro.

Aos 29min, os baianos definiram com um belo gol. A bola foi cruzada na área gremista, cuja zaga não conseguiu cortar o lance. Marco Aurélio ajeitou de cabeça e Marcelo Cordeiro, de bicicleta, foi às redes.

Sem forças para tentar reagir, o Grêmio conseguiu apenas impedir a goleada. Aos 46min, Souza acertou um belo chute em cobrança de falta pela direita e definiu o placar, doloroso para a torcida e as pretensões dos gaúchos.
Outros Resultados
> Quinta
Figueirense 4 x 3 Náutico
> Sábado
Botafogo 2 x 2 Atlético-PR
Portuguesa 0 x 0 Goiás
Coritiba 5 x 1 Santos

0 comentários: