TVGolo.com - Novos Golos

16 de ago. de 2008

Bolt bate recorde e é novo campeão dos 100 m

A final dos 100m dos Jogos Olímpicos de Pequim acabou ao som de muito reggae. O jamaicano Usain Bolt conquistou a medalha de ouro, quebrou o recorde mundial com o tempo de 9s69 e venceu a prova realizada neste sábado que definiu o "homem mais rápido do mundo".

O domínio de Bolt, 21 anos, foi tanto que o atleta pôde diminuir o ritmo, dar sua típica olhada para os lados e bater no peito como quem diz que ninguém é mais rápido do que ele. A marca anterior pertencia ao próprio jamaicano, 9s72, no meeting de Nova York, em junho deste ano.

A diferença para o segundo colocado, o atleta Richard Thompson, de Trinidad e Tobago, foi de incríveis 20 centésimos. A medalha de bronze ficou com o velocista norte-americano Walter Dix, com o tempo de 9s91.

Após a conquista, o velocista nascido em Trelawny mostrou toda sua irreverência. Fez muita festa, abraçou torcedores, "disparou" flechas e sorrisos para a platéia, dançou para câmeras e posou para fotos ao lado de sua nova marca.

"Todos os dias eu treino para ser um campeão. Mostrei o melhor que posso fazer, estou muito feliz. Não estou preocupado em ser o homem mais rápido do mundo, sou um campeão olímpico, isso que importa", afirmou Bolt.

"Agradeço meu técnico, que vem me guiando durante anos. Ele me fez virar um campeão olímpico", acrescentou o jamaicano, que disse que em seu país o ouro já era esperado.
"Todo mundo na Jamaica sabe que eu sou campeão olímpico. Sempre achei que eu pudesse ser um campeão olímpico", avisou.

Segundo colocado na prova, Thompson enalteceu o desempenho de Bolt. "Eu não acho que era possível derrotar Usain do jeito que ele correu neste sábado. Ele é um fenômeno, um grande atleta e corre bem desde que era muito jovem. Estou muito satisfeito com a segunda colocação", comemorou.

Ainda nas semifinais, Bolt esteve muito perto de quebrar o recorde olímpico do canadense Donovan Bailey - 9s85 -, ao cravar apenas um centésimo acima do tempo do campeão olímpico de Atlanta 1996. Só que o atleta claramente "tirou o pé" nos metros finais, poupando-se para a etapa seguinte.

Na mesma fase, um dos atletas apontados como rival do jamaicano, o norte-americano Tyson Gay, decepcionou e não se garantiu entre os finalistas olímpicos.

Confira a classificação da final masculina dos 100 metros (vento: 0,0 m/s):
1. Usain Bolt (JAM) - 9s69 (RM)
2. Richard Thompson (TRI) - 9s89
3. Walter Dix (EUA) - 9s91
4. Churandy Martina (AHO) - 9s93
5. Asafa Powell (JAM) - 9s95
6. Michael Frater (JAM) - 9s97
7. Marc Burns (TRI) - 10s01
8. Doc Patton (EUA) - 10s03

0 comentários: