TVGolo.com - Novos Golos

16 de ago. de 2008

Federer dá show e se despede da ponta do ranking com ouro na chave de duplas

Roger Federer não será mais o número 1 do mundo na próxima segunda-feira, mas o suíço foi simplesmente espetacular em seu último jogo como líder do ranking. Ele deu uma aula de tênis nas duplas e conquistou, neste sábado, a medalha de ouro olímpica na modalidade ao lado do compatriota Stanislas Wawrinka.

Pouco importou a decepcionante derrota na chave de simples. Após entrar em quadra neste sábado ao som da Marcha Imperial do filme "Guerra nas Estrelas", o número 1 da Suíça voltou a atuar como Darth Federer e foi impiedoso na vitória por 6/3, 6/4, 6/7 (4/7) e 6/3 sobre os suecos Simon Aspelin e Thomas Johansson.


Já no primeiro set, Federer foi decisivo. No quarto game, fez duas devoluções baixas dificultaram a vida de Aspelin, que sacava, e permitiram que Wawrinka matasse ambos pontos, consolidando a única quebra da parcial. No décimo game, Federer sacou em 5/4 e fez três aces, fechando o set sem dar chances de recuperação aos suecos.

A segunda parcial foi mais dura, mas a "Força" continuou com Federer. Embora Aspelin e Johansson tenham sido quebrados logo no terceiro game, o número 1 da Suíça precisou de seguidos aces para se salvar de dois break points. Em outras duas chances de quebra suecas, Federer voleou firme para salvar a parceria. A Suíça manteve o serviço até o fim da parcial e abriu 2 sets a 0.

A Suécia ameaçou uma reação no terceiro set e quebrou o saque de Federer logo no primeiro game, mas o número 1 e Wawrinka recuperaram a igualdade em seguida, quebrando Aspelin. A parcial ficou empatada até o tie-break. No game de desempate, dois erros de Wawrinka em voleios deram dois mini-breaks aos adversários, e a Suécia forçou o quarto set.

Aspelin e Johansson começaram a forçar o jogo em cima de Wawrinka, e foi justamente o número 10 do mundo que desequilibrou. No quarto game da parcial, dois break points apareceram para a Suíça, cortesia de um voleio e uma passada vencedores de Wawrinka. Com um voleio preciso, Federer selou a quebra. Firme no saque, a parceria suíça não deu chances e fechou o jogo com tranqüilidade.

Gêmeos com o bronze
Os americanos Bob e Mike Bryan, irmãos gêmeos e números 2 do mundo, ficaram com a medalha de bronze. Eles superaram, neste sábado, os franceses Arnaud Clément e Michael Llodra por 3/6, 6/3 e 6/4.

0 comentários: