TVGolo.com - Novos Golos

19 de ago. de 2008

Liu Xiang pede desculpas e afirma que dor era insuportável

Considerado herói nacional na China, o atleta Liu Xiang pediu desculpas por ter desistido de disputar as eliminatórias dos 110 metros com barreiras e explicou que a dor provocada pela lesão era "insuportável".

"Quero agradecer o apoio de todos. Gostaria de dizer a todos 'desculpa', pedir perdão", declarou ao Diário Esportivo da China, órgão oficial da administração esportiva.

Em uma entrevista gravada na segunda-feira à noite e exibida nesta terça-feira (horário da China) pelo canal de televisão nacional CCTV, Liu Xiang, campeão olímpico dos 110 metros com barreiras em Atenas 2004, explicou que as dores eram muito fortes. "Não sabia que as coisas seriam assim, queria agüentar, mas não consegui. Era insuportável", disse.

"Já não estava me sentindo bem durante o aquecimento, antes da corrida. Sabia que o pé poderia doer. Quando entrei no estádio e vi todas aquelas pessoas me aplaudindo, que estavam ali especialmente por mim, disse para mim mesmo que deveria correr, que não podia abandonar", contou.

"Mas a dor no pé era forte demais e eu tive que abandonar os Jogos Olímpicos. Não conseguia acreditar que era verdade", disse Liu.

"Quando a China foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos, eu tinha 18 anos. Desde então não parei de pensar na minha participação nos Jogos de Pequim. Nunca pensei que abandonaria sem correr as classificatórias, mas foi o que aconteceu", lamentou.

A desistência da grande esperança de medalha de ouro do atletismo chinês deixou o Ninho de Pássaro e o país em estado de choque.

"Havia tantas pessoas para assistir a prova, sinto muito. Disse a mim mesmo que devia correr, mas no fim abandonei".

"Vieram especialmente por mim", lamentou, antes de garantir que voltará às pistas. "Não sou o tipo de pessoa que se rende de primeira. Nunca abandono facilmente. Voltarei", prometeu o ídolo chinês.

Apesar de a imprensa oficial ter optado por uma postura de proteção em relação ao ídolo chinês, evitando polêmicas, os internautas iniciaram um debate polêmico.

"Porque não revelaram a lesão de Liu Xiang antes?", questiona um internauta de Hunan (centro da China).

"Não dizemos que Liu teria que conquistar a medalha de ouro, tudo o que queríamos era que salvasse (o orgulho da) a nação depois de ter deixado a prova, que poderíamos ter aceitado, até apoiado", acrescentou.

"Porém, 'Liu o fugitivo' se mostrou arrogante ao abandonar o estádio, sem se importar com os sentimentos do povo, nem sequer virou a cabeça e isso realmente feriu os sentimentos do país", completou.

No fórum baidu.com, alguns defendem o herói lesionado e criticam os que o "ofendem".
"Vocês são chineses, como Liu Xiang, como podem insultar um chinês?", questiona um internauta.

Como a censura protege o ícone nacional, os comentários mais ácidos são rapidamente retirados dos fóruns virtuais.

0 comentários: