TVGolo.com - Novos Golos

26 de ago. de 2008

Palmeiras já planeja busto para homenagear Marcos

Se encerrar a carreira no Palmeiras, Marcos tem tudo para se tornar o quarto atleta na história do clube a ganhar um busto nas alamedas do Palestra Itália. Depois de passar duas temporadas às voltas com lesões e cirurgias, o goleiro, 35 anos, recuperou a boa forma e voltou a justificar os gritos de "melhor do Brasil" entoados pela torcida que comemora os 94 anos do clube nesta terça-feira. Titular absoluto do técnico Vanderlei Luxemburgo, ele viu até mesmo a saída do jovem e promissor Diego Cavalieri. Um dos destaques do título paulista, Marcos anunciou que pretende se aposentar no final de seu contrato, em 2009. A menos de um ano e meio da data estipulada pelo ídolo, o Palmeiras já planeja homenageá-lo de forma eterna.

O escultor Nelson Rocco, autor da segunda versão do busto de Ademir da Guia, deve ser o escolhido para reproduzir a imagem do goleiro em bronze no ano que vem. Desde que talhou a figura do maior ídolo da história do Palmeiras, ele mantém contato com Fernando Pizo, atual assessor do presidente Affonso Della Monica. Sempre que os dois se encontram, conversam e planejam a construção de uma estátua para Marcos. Ambos falaram sobre o assunto no final de julho, durante a festa de lançamento do livro que conta a história de Mário Travaglini, ex-técnico do próprio Palmeiras, no salão nobre da Federação Paulista de Futebol.


"Vou trabalhar por isso, não vamos abrir mão dessa homenagem", diz Fernando Pizo. Formado na Lençoense, pequeno time do interior paulista, Marcos nunca jogou contra o Palmeiras durante sua carreira. Desta forma, o atleta cumpre os requisitos para receber o tributo. "Eu tenho convicção de que o Marcos vai se aposentar no Palmeiras, principalmente pela dignidade que possui. Tenho certeza que ele terá sua homenagem, não tenha dúvida disso", afirma o dirigente. Desta forma, além de Ademir da Guia, o goleiro estaria ao lado de Junqueira e Waldemar Fiúme, atletas que chegaram a vestir a camisa do Palestra Itália na primeira metade do século passado.

Único ex-jogador vivo a contar com um busto no clube, Ademir da Guia gosta da idéia de ver a imagem do goleiro eternizada ao lado da sua no Palestra Itália. "A torcida tem muito carinho por ele e o Marcos defendeu o Palmeiras durante muitos anos. Acredito realmente que ele merece ganhar uma estátua", afirmou. Ademir, conhecido também como "Divino", recomenda que o atleta participe diretamente do processo ao lado do escultor escolhido para o trabalho. "Acho importante que ele se interesse, conheça a pessoa que vai fazer e veja como está a obra pelo menos a cada 15 dias para ajudar com as suas opiniões", declarou.

Sem hesitar, Fernando Pizo recomenda Nelson Rocco para a função. "Ele é o mais indicado, pois conseguiu representar o Ademir de forma autêntica, como o melhor jogador da história do Palmeiras", afirmou. Em janeiro de 2009, o clube realiza eleições presidenciais. Independente do resultado, o assessor do presidente Affonso Della Monica acredita que o busto para o goleiro não será descartado. "Ninguém terá coragem de deixar de fazer essa homenagem para o Marcos, ele é amado por gregos e troianos no Palmeiras". Segundo o dirigente, a idéia agrada ao atual mandatário, que pode lutar pela prorrogação de seu mandato por mais um ano.

Para fazer o busto nos mesmos moldes da estátua de Ademir da Guia, Nelson Rocco levaria cerca de 45 dias. A peça, em tamanho natural, custaria aproximadamente R$ 14 mil. Logo após a encomenda, seria necessário fazer a modelagem, de preferência com o goleiro posando. O próximo passo é a aprovação do clube, com o artefato ainda em argila. Com a chancela do Palmeiras, a estátua seria fundida em bronze. Animado com a possibilidade de ver mais uma obra sua no Palestra Itália, o escultor já fala com entusiasmo sobre a possível homenagem ao goleiro.

"O Marcos é um dos únicos jogadores do Brasil que defendeu o mesmo clube durante toda a carreira, é um jogador à moda antiga. Não existe mais jogador assim com tanta identificação com um clube, como era o caso do Ademir da Guia", diz o escultor. Nelson Rocco costuma produzir estatuetas para premiações esportivas. Nomes como Vanderlei Luxemburgo, Edmundo, Cicinho e Mineiro guardam em suas prateleiras obras do artista. "O Marcos nunca vestiria a camisa de outro clube, é o último dos moicanos", completa o escultor, palmeirense de coração.

Na próxima segunda, Marcos receberá o título de cidadão paulistano concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. Nesta data, a torcida deve começar a campanha pelo busto do goleiro no Palestra Itália. A homenagem ao atleta é de autoria do vereador Antônio Carlos Rodrigues (PR), presidente da casa.

Depois de ver de fora do gramado os títulos conquistados pelo Palmeiras no começo da década de 90, Marcos virou titular durante a disputa da Copa Libertadores de 1999 para se tornar um dos maiores ídolos da história do clube. No imaginário dos torcedores do Palmeiras, ele deixou várias imagens gravadas de forma indelével. Com a boca aberta, salta para defender pênaltis de Marcelinho Carioca ou Zapata. Indicadores apontados para o céu, comemora mais uma vitória, na Libertadores ou na segunda divisão. Com a camisa da Seleção Brasileira, festeja o penta ao lado de Luiz Felipe Scolari. Uma vez talhado em bronze, estará eternamente no Palestra Itália, entre os torcedores que o idolatram.

0 comentários: