TVGolo.com - Novos Golos

1 de out. de 2008

FIG confirma que ginastas chinesas tinham idade mínima

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) concluiu que as atletas da equipe chinesa medalha de ouro na Olimpíada de Pequim tinham a idade mínima para se inscreverem nos Jogos. A investigação mostrou que He Kexin, Jiang Yuyuan, Li Shanshan, Deng Linlin e Yang Yilin completaram pelo menos 16 anos no ano olímpico.


"A FIG dividiu suas conclusões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia solicitado a investigação. O caso foi considerado encerrado", anunciou a entidade em comunicado oficial.

No processo, foram analisados passaportes, documentos de identidade e certidões de nascimento apresentados pela Federação Chinesa de Ginástica.

"Os documentos originais oficiais enviados pela Federação Chinesa de Ginástica, em particular os passaportes, as carteiras de identidade e os livros de família confirmam a idade das atletas", destaca o comunicado.

He Kexin, quem levantou as principais suspeitas após levar o ouro nas barras assimétricas, nasceu em 1º de janeiro de 1992. Já Yang Yilin, a mais jovem, medalha de bronze no concurso geral individual e no cavalo, nasceu em 26 de agosto de 1992.

Deng Linlin nasceu em 21 de abril de 1992, Li Shanshan em 22 de fevereiro de 1992 e Jiang Yuyuan, em 1º de novembro de 1991.

Contudo, as idades das ginastas Dong Fangxiao e Yang Yun, que foram medalha de bronze por equipe nos Jogos Olímpicos de Sidnei 2000, continuam sob investigação.

Segundo a FIG, as datas de nascimento das atletas comunicadas na época da competição não coincidem com as fornecidas agora.

0 comentários: