TVGolo.com - Novos Golos

12 de jan. de 2009

C. Ronaldo leva prêmio da Fifa em ano "iluminado"

O atacante português Cristiano Ronaldo confirmou as previsões na tarde desta segunda-feira, em cerimônia realizada na cidade suíça de Zurique, e foi coroado pela Fifa o melhor jogador de 2008, apontado por ele mesmo como um ano "iluminado" em sua carreira.

Vencedor do Campeonato Inglês, da Copa dos Campeões e do Mundial de Clubes, o principal destaque do Manchester United já havia faturado o prêmio Bola de Ouro, concedido pela revistaFrance Football ao melhor atleta da temporada, e ganhou eleição semelhante realizada pela FIFPro, a Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol.


Antes mesmo do anúncio oficial, o atacante português já comemorava o desempenho mostrado ao longo do ano. "Foi um ano muito iluminado, tanto para mim quando para o Manchester. Conseguimos vencer todas as competições que disputamos. Fiquei muito feliz e foi maravilhoso. Foi um ano muito especial", afirma.

Para coroar a sua melhor temporada da carreira, Cristiano Ronaldo venceu na eleição quatro concorrentes. Além do brasileiro Kaká, ganhador da última edição ao ser o destaque do Milan, o português superou o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e os espanhóis Fernando Torres (Liverpool) e Xavi Hernandez (Barcelona), que tiveram grande importância para sua seleção no título da Eurocopa.

Sucessor de Kaká na premiação, Cristiano Ronaldo recebeu o prêmio das mãos do brasileiro Pelé, que mais uma vez se mostrou emocionado no palco da cerimônia. Discursando em português, o craque do Manchester agradeceu seus companheiros de equipe e da seleção e mandou um recado a seus familiares para começarem a festa.

A cerimônia de premiação foi aberta com a apresentação dos candidatos ao prêmio, tanto na disputa feminina como na masculina. A entidade também falou sobre o movimentado ano de 2008, com rápidas citações dos Jogos Olímpicos de Pequim, do Mundial de Futsal, Copa do Mundo de futebol de areia, Mundial de Clubes e Mundial Sub-20 feminino.

Em seguida, a Fifa deu destaque aos preparativos para a Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul, e citou também as mudanças que o país atravessa no ano em que receberá a Copa das Confederações. Através de seu vice-presidente, Senes Erzik, a entidade anunciou também que as seleções da Armênia e da Turquia levaram o prêmio Fair Play da temporada.

0 comentários: