TVGolo.com - Novos Golos

12 de jan. de 2009

Marta iguala Prinz e leva tri em premiação da Fifa

A atacante brasileira Marta confirmou na tarde desta segunda-feira o domínio dos últimos três anos e faturou mais uma vez o prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo. Em cerimônia realizada na sede da entidade, em Zurique, a nova camisa dez do Los Angeles Sol, dos Estados Unidos, superou as concorrentes e repetiu os feitos conquistados em 2006 e 2007, igualando a marca da alemã Birgit Prinz.

Para levar o terceiro prêmio, Marta superou outras quatro rivais. Além de Prinz, que venceu as edições de 2003, 2004 e 2005, a brasileira concorreu com a compatriota Cristiane, a goleira alemã Nadine Angerer e a inglesa Kelly Smith.


Na eleição, a camisa dez brasileira não deu chances às rivais e venceu com um placar esmagador, recebendo 1.002 votos na premiação, muito à frente de Prinz, que ficou com o segundo lugar ao obter 328 pontos. A compatriota Cristiane terminou com a terceira colocação, com 275 pontos, superando Angerer, que teve 198, e Smith, que foi lembrada por 150 integrantes.

O reconhecimento da entidade máxima do futebol chega no momento em que Marta decide trocar o futebol sueco pela nova liga norte-americana. Apesar de brilhar nos gramados em 2008, a brasileira fechou a temporada com apenas um título, o Nacional conquistado com o Umea.

Nas outras competições que disputou no ano, a camisa dez ganhou destaque nos Jogos Olímpicos de Pequim, mas viu a Seleção Brasileira cair na final diante dos Estados Unidos, garantindo a prata. Já na Copa da Uefa, a brasileira terminou na mesma colocação defendendo as cores do Umea, derrotada na decisão contra o Frankfurt.

Ao ser anunciada no palco da cerimônia, a brasileira recebeu a terceira estatueta da carreira das mãos do craque alemão Franz Beckembauer. Emocionada, a atacante lembrou das outras edições da premiação e fez seus agradecimentos à família e às suas companheiras de Seleção e do Umea.

0 comentários: