TVGolo.com - Novos Golos

21 de ago. de 2008

Após lambanças, EUA perdem chance de diminuir mais a vantagem da China

O dia que prometia ser dourado para os Estados Unidos acabou com um sentimento de frustração, já que os americanos só conseguiram reduzir a diferença de ouros em relação aos chineses de 19 para 17. Algumas vitórias, como a da dupla Walsh e May no vôlei de praia e na prova dos 400m rasos, foram confirmadas, mas alguns primeiros lugares que eram considerados certos, como no softbol e no pólo aquático, não aconteceram. O que falar das equipes de revezamento 4x100m, que tanto no masculino quanto no feminino deixaram o bastão cair e ficaram de fora da final? A boa notícia para os EUA foi o ouro no futebol feminino, depois da vitória sobre o Brasil.


Após o 14º dia de competição, os chineses reinam absolutos no topo do quadro de medalhas: 46 de ouro, 15 de prata e 22 de bronze, um total de 83. Os Estados Unidos estão com 29 ouros, 35 pratas e 31 bronzes, total de 92. No somatório das medalhas, os americanos seguem na frente (92 a 83). Até o fim das olimpíadas, 65 ouros ainda estão em jogo, mas os EUA não dão sinais de que têm força para se recuperarem.

15º dia de competição
Nesta quinta-feira, o dia no atletismo não deve reservar muitas conquistas para os Estados Unidos, que estão fora das provas de revezamento 4x100m. A maior esperança é no decathlon, já que o americano Bryan Clay está na liderança. Na prova dos 5.000m, o etíope Tirunesh Dibaba promete acabar com as chances dos rivais. No vôlei de praia, a dupla Rogers e Dalhausser encara os brasileiros Márcio e Fábio Luiz na luta pelo ouro. Há ainda a possibilidade do lugar mais alto do pódio com o boxeador Steven Lopez, da categoria até 80kg.

A China, por sua vez, disputa o ouro no hóquei de grama feminino e ainda tem boas chances no tênis de mesa. Nesta quinta-feira, a canoagem é a modalidade que mais vai distribuir medalhas de ouro (seis), mas nem EUA nem China têm tradição neste esporte.

Esportes coletivos são o sopro de esperança dos EUA
A esperança dos Estados Unidos para tentar a reação no quadro de medalhas é melhorar o rendimento no atletismo e conquistar medalhas nos esportes coletivos, como o vôlei e o basquete. O taekwondo poderá ser outra fonte de medalhas. Já os chineses esperam manter a folga na liderança com medalhas no salto ornamental e no tênis de mesa.

0 comentários: