TVGolo.com - Novos Golos

21 de ago. de 2008

Rodrigo Pessoa dá adeus à briga por medalha

O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa, montando Rufus, zerou o percurso de desempate pelo bronze, mas fez em um tempo maior (37s04) que seus adversários e ficou fora da disputa por medalha nos Jogos Olímpicos.


O canadense Eric Lamaze ficou com a medalha de ouro após bater o sueco Rolf-Goran Bengtsson no desempate dos líderes. Bengtsson cometeu uma falta e Lamaze zerou o percurso.

O bronze ficou com a norte-americana Beezie Madden, com a montaria Authentic, que não cometeu faltas no desempate e realizou sua performance em menor tempo: 35s25.

Pessoa terminou na quinta colocação geral, e Camila Benedicto empatou com outros cinco competidores na décima posição.

Desde os Jogos de Atlanta, o hipismo brasileiro conquistava ao menos uma medalha. Na Olimpíada de 1996, Pessoa ganhou o bronze com o time de cavaleiros do Brasil.

Em sua terceira Olimpíada, Sidney 2000, o cavaleiro brasileiro levou novamente o bronze por equipes. Na Austrália, Pessoa chegou como favorito para a conquista da medalha de ouro no individual. Mas seu cavalo Baloubet refugou em três obstáculos e o atleta não conseguiu nem alcançar o pódio.

Quatro anos depois, a dupla não decepcionou. Na Olimpíada de Atenas 2004, o cavaleiro ganhou a medalha de prata no individual.

A conquista viria a se tornar dourada um ano depois, quando o irlandês Cian O'Connor e seu cavalo foram desclassificados dos Jogos por uso de doping, e o brasileiro herdou então a medalha de ouro olímpica.

Nos Jogos de Pequim, os cavaleiros brasileiros não conseguiram se classificar para a final por equipes. Mas chegaram com dois representantes na final individual do salto: Bernardo Alves e Rodrigo Pessoa.

Nesta quinta-feira, a Federação Internacional de Hipismo confirmou a suspenção o cavalo de Alves, Chupa Chups, provisória por suspeita de doping. Em seu lugar competiu a amazona Camila, que havia terminado na 38º colocação geral.

Substituta do cavaleiro Álvaro Affonso de Miranda, o Doda, que não pôde competir devido à lesão de sua égua AD Picolien Zeldenrust, Camila conseguiu zerar o primeiro percurso da final e tinha chances de medalha.

No entanto, a amazona cometeu dois erros na segunda etapa e ficou fora da disputa pelo pódio.

0 comentários: