TVGolo.com - Novos Golos

2 de set. de 2008

Vencedor da "Corrida do Milhão" diz que superou drogas

Quando trocou a vela pelo automobilismo, Valdeno Brito não tinha certeza se havia feito a coisa certa. Campeão nos mares, viu as portas nas pistas se fecharem por falta de dinheiro. Resolveu buscar refúgio nas drogas e se afundou. Mas colocou a cabeça no lugar e é o mais novo piloto milionário do Brasil. "Jesus Cristo me tirou das trevas e me trouxe para a luz", disse.

Valdeno venceu, domingo, a "Corrida do Milhão", sua primeira na Stock Car, disputada no autódromo de Jacarepaguá, e embolsou um prêmio de US$ 1 milhão. Além de dividir o dinheiro com a equipe Medley/A. Mattheis e ajudar familiares, sua providência inicial será quitar as prestações de sua casa.

"A primeira vitória veio logo na corrida mais importante da história da Stock. É o ápice da minha carreira", disse o piloto, casado e pai de três filhos.

Nascido em Campina Grande (PB), Brito, 34 anos, sempre gostou de velocidade. No mar, foi pentacampeão brasileiro de vela - duas vezes na classe hobie cat 14 e três na hobie cat 16. Mas a paixão pelos carros falou mais alto e, com 20 anos, se aventurou no kart. O salto para categorias maiores foi rápido, mas a queda também.

Depois de passagens pelas Copa Uno e a F-3 Sul-Americana, Valdeno ficou sem dinheiro em 1998 e foi obrigado a abandonar as corridas. Nessa época, quando velejar já era apenas hobby, caiu no mundo das drogas. Mas, com a ajuda dos parentes, viu a maré mudar e colocá-lo de novo nas pistas.

Em 2004, conseguiu dinheiro com o governo da Paraíba para disputar quatro corridas na Stock Car. Largou bem na segunda prova e despertou o interesse de outras equipes. Na última segunda, acordou milionário.

"É um milagre chegar aqui, mas também fiz a minha parte", destacou. Além do prêmio, Valdeno ganhou um anel alusivo à vitória. Todo em ônix e madrepérola, tem a figura de uma bandeira quadriculada.

0 comentários: